TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos De Ensino

Artigos Científicos: Métodos De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 13

1.INTRODUÇÃO

Atualmente há diversos métodos de ensino que podem ser usados pelos professores, como por exemplo pode-se citar a utilização de seminário, onde os alunos poderão expor sobre um assunto mediante outros alunos e professor, estudo de caso, que seria uma forma muito interessante em mostrar para os alunos como certa matéria pode ser utilizada no dia a dia, soluções de problemas, bastante utilizada na sala de aula, entre outras diversas estratégias de ensino.

A utilização de novos métodos de ensino, contrariando o antigo método de aula expositiva e palestra onde o conteúdo apenas é repassado sem nenhum tipo de preocupação com a aprendizagem nem tão pouco com a compreensão do assunto pelo aluno, é bastante atraente devendo ser utilizado com estratégia e técnica para que a aprendizagem ocorra de forma a agregar conhecimento ao aluno e não apenas a memorização de conteúdo.

Ao utilizar uma metodologia dialética, propondo atividades que desafiem ou possibilitem o desenvolvimento das questões mentais, o professor deve ser um facilitador de conhecimento, atuando de forma a despertar as operações mentais dos alunos.

“A relação entre educador e do educando deve ser de cooperação principalmente por parte do professor, esta postura torna os alunos mais ativos, inventivos, críticos: tomam iniciativas, assumem responsabilidades, se tornam mais autônomos e responsáveis” (PEDROSA; SANTOS, 2003 apud VILELA; PENNINO; MAIA, 2005, p.2). A função do educador é de facilitar o desenvolvimento que não ocorreria por espontaneidade do aluno.

Segundo VILELA, PENNINO e MAIA (2005, p.2) aluno só tem condições de aprender a fazer num futuro próximo aquilo que ele consegue fazer hoje com a colaboração de alguém mais experiente. Caracterizando assim um aprendizado colaborativo, concretizando a teoria de Vygostky.

Vygotsky conclui que o bom ensino não é aquele que incide sobre o que já se sabe ou já é capaz de fazer (nível de desenvolvimento real), mas é aquele que faz avançar o que já sabe, ou seja, que desafia o aluno para o que ele ainda não sabe, ou só é capaz de fazer com a ajuda de outros (nível de desenvolvimento próximo) (CARRARA, 2004 apud VILELA; PENNINO ; MAIA, 2005, p.3).

Sendo assim, para a ocorrência do aprendizado e o professor funcionar como um facilitador, um mediador, é necessário o professor possuir estratégia, ou seja, saber aonde quer chegar com o processo de ensinagem considerando cada aluno individualmente respeitando as dificuldades dos mesmos.

O aprendizado não deve ser de forma a memorizar o conteúdo, mas de forma a priorizar as dificuldades dos alunos tornando-as objeto de estudo utilizando uma criação coletiva de momentos de experimentação, vivência e reflexão sistemática das experiências vividas pelos mesmos.

2. DESENVOLVIMENTO

Para que o aprendizado cumpra sua função, há diversos métodos de ensino que o professor pode utilizar para transmitir conhecimento, diferentes da aula expositiva e palestra, onde possa ocorrer maior interação do aluno e consequentemente um maior interesse do aluno em aprender e entender o por que de conhecer os assuntos abordados em sala de aula, dentre eles pode-se citar: estudo de texto, portfólio, tempestade cerebral, mapa conceitual, estudo dirigido, lista de discussão, solução de problema, phillips66, grupo de verbalização e de observação, dramatização, seminário, estudo de caso, júri simulado, simpósio, painel, fórum, oficinas, estudo do meio, ensino com pesquisa.

2.1. ESTUDO DE TEXTO

É um texto apresentado pelo professor onde os alunos devem estudar o texto, realizar um resumo, ou fichamento, ou seja, fazer uma síntese do texto apresentado. Os primeiros textos devem ser de linguagem acessível aos alunos e que desperte interesse ao mesmo, desafiando-os. Dessa forma, auxilia o professor a identificar a dificuldade dos alunos em interpretar um texto e o professor com sua função de facilitador de conhecimento auxiliar os alunos a compreensão do texto sugerido. Para que se torne a leitura mais interessante, seria imprescindível que o texto trouxesse a realidade dos alunos a tona, depois poderiam ser textos mais complexos e de linguagem mais difícil. Com este método de ensino pode-se avaliar a escrita do aluno, sua habilidade de compreensão dentre outras coisas sua capacidade de interpretação.

2.2 PORTIFÓLIO

É um registro das maiores dificuldades do objeto de estudo e análise das produções de maior importância além de informar os desafios encontrados para a superação dos problemas. Dentre todos os métodos de ensino este é o mais completo, pois possibilita o acompanhamento da construção do conhecimento e não somente ao final de um ciclo de ensino como a maioria dos métodos de ensino, sendo assim propicia ao professor identificar imediatamente as dificuldades do alunos podendo o professor auxiliar os alunos em seus problemas.

“Avalia-se no aluno a clareza das ideias na produção escrita; construção e reconstrução da escrita, objetividade na apresentação dos conceitos básicos; - envolvimento e compromisso com a aprendizagem” (ANASTASIOU, 2010).

2.3 TEMPESTADE CEREBRAL

Chamada também “brainstorm” trata-se do professor pensar em objeto de estudo lançar uma citação aos alunos e os alunos falar o que vem na cabeça, qualquer comentário, palavra, citação ou frase é construtiva, tudo deve-se considerar neste tipo de método de ensino, sendo que todas as palavras sugeridas pelos alunos devem todos ajudar a relacionar com a solução do problema proposto pelo professor. Há uma troca de experiência. Avalia-se a criatividade do aluno e sua espontaneidade, além de contribuir para um aprendizado coletivo.

2.4 MAPA CONCEITUAL

Funciona como se fosse um fluxograma, são várias caixas de texto com ideias, frases, pensamentos etc, uma lincada com a outra com setas ou linhas contendo algo que ligue uma caixa de texto a outra dando sentido a junção de ambas. Pode-se começar de forma bastante abrangente e aos poucos chegar em assuntos mais específicos. A aspecto de maior importância é a identificação das conexões entre os diversos assuntos e conceitos de profundidades diferentes. Avalia-se a clareza nos conceitos, a relação que o aluno faz entre os diferentes conceitos, sua criatividade e organização.

2.5 ESTUDO DIRIGIDO

Neste caso o professor age como facilitador do conhecimento, possibilita ao professor entender como o aluno aprende. Pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com