TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de ensino

Tese: Métodos de ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

Os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir os objetivos do trabalho docente, em relação a um conteúdo específico.

Métodos verbais: os alunos trabalhariam em grupo fazendo pesquisa para fazer uma apresentação sobre o tema pesquisado.

Método de elaboração conjunta: fazendo uma discussão com toda a turma diante de um tema, por exemplo – dengue - em que os alunos trocariam opiniões sobre prevenção, tratamento, os cuidados necessários, etc.

2. O que é um método ativo?

O método ativo é aquele por meio do qual o aluno deve reconstruir e reinventar, os conteúdos ensinados em sala de aula e não apenas decorar conceitos. Esse método respeita o aluno, por considerá-lo sujeito ativo na aprendizagem, preparando-o intelectualmente e socialmente.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

O aluno não é considerado um papel em branco, ou seja, o aluno vem para escola com um determinado conhecimento, informação, experiência sendo assim a partir do conhecimento prévio que o aluno trás para sala de aula o professor consegue transformar o senso comum em conhecimento cientifico, porque o aluno consegue relacionar os novos conhecimentos com o conhecimento prévio que possuía.

A aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno porque implica no crescimento e modificação do conceito já formado desse aluno.

A partir de um conceito geral (já incorporado pelo aluno), o conhecimento pode ser construído de modo a ligá-lo com novos conceitos, facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao conhecimento adquirido.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Conhecimentos prévios: são conhecimentos e informações que o aluno trás para sala de aula sobre um determinado assunto.

Problematização: é quando o professor consegue relacionar a aprendizagem de sala de aula com a realidade fora da sala de aula, com desafios que estimule os alunos a pensar e a resolver problemas, contextualizando esse aprendizado tornando-o significativo para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com