TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de tecnologia em gestão

Projeto de pesquisa: Métodos de tecnologia em gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão desenvolvidos métodos de tecnologia em gestão, tendo como base uma empresa especifica a qual escolhemos para demonstrar seus aspectos de gestão interna, uma empresa que trabalha com telecomunicação, conhecida como TIM CELULAR.

1. EMPRESA

A empresa escolhida foi a TIM Celulares, é uma empresa de porte médio ela fica localizada no Setor Gráfico Quadra 04 Número 270, atua com suporte técnico de aparelhos, trabalham mais de seiscentos funcionários, nossos serviços oferecidos consistem na manutenção e reparos de aparelhos eletrônicos de comunicação, escolhemos está empresas pelo fato de um dos integrantes da equipe fazer parte dela por isso acharam uma maior facilidade em apresenta-la. O nome da funcionária é Luana Pereira, seu cargo é de Auxiliar Administrativo.

1.1 Missão

Estar próximo ao cliente, oferecendo possibilidades inovadoras de conectividade, focando em suas expectativas e necessidades diversificadas, contribuindo como agente de evolução social por meio de uma gestão sustentável.

1.2 Visão

Ser a escolha número um dos clientes, oferecendo serviços inovadores e de alta qualidade, tornando-se referência de rentabilidade do mercado de telecomunicações no Brasil.

1.3 Valores

Nossos valores em destaque são: pró-atividade, transparência, velocidade, excelência profissional, foco no cliente, espírito de equipe, inovação e espírito empreendedor.

2. CONCEITOS E PAPEIS DO GESTOR

A palavra “gestão” vem do latim gestione – ato de gerenciar, administrar. É um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes, o gestor desenvolvem os planos estratégicos e operacionais, é aquele que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos.

Dizem que um bom gestor é o precursor de resultados eficientes dentro de uma organização empresarial, visa melhorias, ações de objetividade, ter um ambiente motivado e rentável para a empresa.

A gestão organizacional de uma empresa é aquela que investe em uma melhoria, aprimoramento, obtenção de recursos que possam aumentar os resultados positivos e diminuir os negativos da empresa, prevalecer um ambiente dinâmico e prospero etc.

Quando há mudança, sabemos que é necessário ter comprometimento, envolvimento e objetivos claramente esclarecidos, o gestor tem que saber lidar com estas mudanças. É do trabalho árduo das partes (gestor empresa) que se formará o gestor adequado e alinhado nos propósitos, tanto individual quanto da empresa.

O gestor entrevistado foi o Sr. Ivan Medeiro, a respeito deste tema ele relata, para que possa estar formando bons gestores dentro da empresa precisa antes de fazer um recrutamento externo ter que da toda a atenção ao nosso contingente que fazem parte do operacional, pois além de procurar pessoas qualificadas entende também a importância de contar com a experiência, pois para fazer uma boa gestão organizacional é preciso que quem estiver a frente da gestão saiba muito bem como funciona a operação, para que possa orientar seus comandados.

2.1 Gestão da Qualidade Total

A gestão de qualidade total, conhecida como TQM e também citada como CQT ou TQC, foi desenvolvida entre as décadas 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikwa e Juran. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria.

Segundo Campos (1992, p.193) o TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas. Os conceitos de TQC são formados por: orientação pelo ciente, qualidade em primeiro lugar, ação orientada por prioridades, ação orientada por fatos e dados, controle de processos, controle de dispersão, etc.

Na visão de Ishikawa (1993), o TQC é uma revolução dos pensamentos administrativos, sendo classificado em seis princípios: qualidade em primeiro lugar; orientação para o consumidor - não orientação para o produtor; o próximo processo é o seu cliente; usar fatos e dados para fazer recomendações; respeito pela humanidade como uma filosofia de administração; gerenciamento por funções cruzadas.

De acordo com Juran (2002), a Gestão de Qualidade Total é definida como a extensão dos planejamentos da empresa, incluindo o planejamento da qualidade. Define como atividades usuais da TQM: estabelecer metas abrangentes; determinar as ações para alcança-los; atribuir responsabilidade bem definidas para o cumprimento das ações; etc.

Harrington (1997) define os pontos básicos da TQM como: Envolvimento da alta direção; capacitação em todos os níveis, entendimento das exigências dos clientes externos; prevenção de erros táticos e operacionais; utilização de métodos estatísticos para resolver e controlar processos; etc.

Para Wood (2204 p. 191): A prática do TQM vive um momento delicado. Evidências práticas demonstram uma lacuna entre as expectativas geradas pelos projetos de implantação e os resultados efetivamente alcançados. Ecos de descontentamento são ouvidos em todo lugar.

Wood (2004) relata, segundo a visão de alguns autores, algumas soluções para os problemas mais críticos de aplicação do TQM: Participação efetiva do presidente da empresa; foco no consumidor para evitar confusão entre os meios e os fins; ligação dos objetivos do TQM com os objetivos estratégicos da empresa, definidos de forma clara e bem divulgado; uso intensivo do Benchmarketing – comparação com os melhores; entendimento e atendimento das necessidades dos diversos stakholders (pessoas que afetam e são afetadas pelo processo – atores organizacionais); etc.

2.2 Terceirização

As principais áreas terceirizadas são o setor de limpeza e segurança que estão sobre a gestão da Forte Sul, uma empresa que atua no mercado prestando esse tipo de serviço. Na limpeza conta com uma equipe de quinze pessoas que trabalham divididos em dois turnos e com áreas separadas, já no caso da segurança, são quatro pessoas que cuidam desse setor no turno de doze por trinta e seis.

As vantagens que as empresas tem com a terceirização desse serviço é o fato de não ter que se preocuparem com as determinadas áreas e assim foca mais em suas metas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com