TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Módulo 3.2 - Pedagogia

Artigo: Módulo 3.2 - Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

A atividade proposta tem como foco a interdisciplinaridade das disciplinas do módulo 3.2 - Pedagogia, o qual abordará os seguintes tópicos:

* Abordagens

* Leis

* Plano de atividade, que deverá ser fundamentado em uma das abordagens.

Desenvolvemos aqui um breve resumo de cada uma das abordagens e logo depois, falamos sobre as Leis.

Abordagem Comportamental

Se fundamenta na teoria behaviorista, em que o adulto tem o poder de manipular o comportamento da criança, que se torna passiva por esse motivo. Para os behavioristas, a aprendizagem é feita através de estímulos e/ou punição. Os estímulos são incentivos, como por exemplo, elogio verbal, boas notas, sentimentos de realização ou satisfação. A punição destina-se a eliminar comportamentos inadequados, ameaçadores ou indesejáveis, com base no princípio de que quem é punido apresenta menor possibilidade de repetir o comportamento punido.

Abordagem Inatista

A criança já nasce pronta e vai tomando forma conforme o seu desenvolvimento. Os eventos que ocorrem após o nascimento não determinam o desenvolvimento.

Abordagem Cognitiva

Para Piaget, o desenvolvimento se dá devido à maturação biológica, ou seja, o ser deve estar maduro, primeiramente, para depois aprender. Para ele, a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e acaba com a morte. As interações da criança com o meio físico e social são importantes. O indivíduo é ativo e agindo sobre o meio se desenvolve e se torna apto para aprender.

Abordagem Sociointeracionista

O desenvolvimento ocorre mediante a interação das crianças com o meio, principalmente social e cultural, sendo que, estas influências levam ao desenvolvimento. O professor é mediador e a criança é ativa, ela participa e questiona. Para Vygotsky, a questão central é a aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio social. Ele pontua que o sujeito adquire conhecimento a partir de relações e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.

AS LEIS

* O artigo 26 da Lei federal nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, se trata de uma Parte Diversificada, que deve ser complementada na Base Nacional Comum, em todo sistema de ensino e estabelecimento escolar. Esta Parte Diversificada é exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

* A Lei nº 10.639/2003 vem alterar a lei nº 9.394/1996, para incluir no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

* A Lei nº 11.645/2008 vem completar ainda mais essas leis anteriores, acrescentando a cultura indígena.

Agora, apresentaremos o nosso plano de atividade, a abordagem a qual nos embasamos e a série escolhida para desenvolver essa atividade.

A abordagem escolhida é a sociointeracionista. Escolhemos esta abordagem por ser a mais completa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com