TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM TEXTO PARA SALA DE AULA

Por:   •  28/5/2015  •  Ensaio  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Elisete Moissa Reinert

UM TEXTO PARA SALA DE AULA

Dentro deste texto tentarei pontuar os quatro pilares da Educação:

-Aprender a Ser;

-Aprender a Conviver;

-Aprender a Fazer;

-Aprender a Conhecer (aprender). Com base nos três grandes pensadores da sociologia, ou seja, Durkheim ,Weber e Marx.

Usando primeiramente Durkheim e sua teoria positivista, qual faz com que os educadores (as) repensem o modo de comportamento de ambos, sendo, professor verso aluno. Onde tal teoria deve ser aplicada simultaneamente aos dois, qual tem em sua base uma ordem, focando o progresso.Iniciando pelo aprender a ser, ou, o vir a ser, resultado vindo de uma metodologia com base, na organização,ou seja , uma educação de cima para baixo, o professor sabe, e aos alunos cabe a tarefa de aprender. A educação tem como meta formar o individuo,aprender a fazer, para ocupar o espaço público, portanto o educador não deve focar somente o desenvolvimento particular do aluno, aprender a conhecer.Como conseguir tal feito, instigando as particularidades, que com o mecanismo da pedagogia transformará em tal espírito, aprender a conviver.

Para atingir os quatro pilares da educação é necessário que haja uma geração de adultos e de jovens, onde uma ação seja exercida da primeira sobre a segunda. Pois a educação tem o propósito de formar este ser social, que se difere do individual, e seu preceito é dado pela sociedade na qual está inserida, ocorre a socialização,pois a educação é considerada um fato social.

Dando seqüência com Weber, qual foca a técnica e a especialização do individuo. Mas o que chama atenção em sua teoria é a racionalização, fatos este em que os indivíduos são os autores, não são passivos, portanto escolhem suas condutas. Entretanto, seu pensamento vem demonstrar, que somos vitimas da nossa própria ignorância, quando o destino de nosso tempo está caracterizado pela racionalização técnica,sendo uma pedagogia do treinamento.

Entretanto, deve ocorrer uma mudança, o aprender a fazer, uma pedagogia progressista, deixando para trás o pacote de conteúdos que treina os indivíduos a determinada função, para dar seguimento ao cultivo do intelecto, desenvolvendo o talento humano.

Como educadores (as) permanecemos fechados, pautados nesse contexto, ou seja, uma pedagogia do cultivo da função; educar um tipo ideal, pautados na educação perfeita, sem diferenças; ação esta, calcada numa utopia educacional.

Mas para aprender a conhecer, como educadores, ou, alunos devemos dar abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância, valorizando a necessidade de ouvir, o silenciar-se para que se aprenda aquilo que está para ser ensinado.

Finalizando com Marx ele deixa transparecer que a educação é a emancipadora do individuo, colocando este em posição de ser critico,
tomando uma disposição por sua própria conta em risco, sendo assim aprendendo a fazer, mostrando coragem de executar, de correr riscos, de errar, mas buscando sempre acertar. Portanto, penso que como educadora devo ter minha posição bem delineada; para que possa colocar os alunos em questionamento, para gerar conflito de pensamento, pois este é o motor que move o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com