TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NASCIMENTO DA PROFISSÃO: SERVIÇO SOCIAL

Projeto de pesquisa: NASCIMENTO DA PROFISSÃO: SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O Serviço Social no Brasil, na década de 30, passava por uma renovação de seus conceitos, consequência da intensa crise social enfrentada por nossa nação. Diante a explícita privação de direitos básicos, e o repleto desconhecimento deles por parte da população, exigiu uma atitude imediata, cabia ao agente social, difundir tais informações e fazer cumprir vários deles. Fato que mudou o papel do Serviço Social, até então visto como caridade, pois além de ajudar, passou a ser, transmitir e exigir os direitos da população.

O NASCIMENTO DE UMA PROFISSÃO: O SERVIÇO SOCIAL.

A reconceituação do Serviço Social no Brasil buscava identificar as suas origens e marcas ligadas a igreja católica e os movimentos decorrentes delas, usando como guia instrumental o ponto de vista marxista. Os precursores do movimento de reconceituação; á critica do Serviço Social tradicional e a luta para elaboração de uma teoria e práxis do Serviço Social, á historia do Serviço Social se constitui num processo que une conservação e renovação. A partir da necessidade de se criar uma profissionalização, deixando de ser assim uma atividade que tinha como base os conceitos morais, pelo fato de ter nascido dentro da igreja, no Brasil o Serviço Social sempre teve essa base humanitária contando sempre com o apoio do Estado. A reconceituação do Serviço Social se inicia da ideia de que ao invés de um trabalho assistencial que não resolvia e sim, só agravava o problema da miséria, uma nova proposta era apresentada visando educar e dar a classe trabalhadora possibilidades reais de soerguimento material e moral. A “cura” dos problemas sociais viria através de ações junto às famílias. Tais mudanças necessitaram de um grande numero de profissionais que passaram a organizar-se, para criar novas concepções acerca do próprio homem e do mundo que o envolvia. Essa nova visão trouxe uma revisão nas teorias e praticas ate então vigentes. Todo esse processo de mudança deu-se no decorrer das décadas onde inúmeras reuniões e encontros. Com base nesses novos conceitos que se tornaram necessários por conta das transformações dentro da própria sociedade o Serviço Social passou de fato a ser tornar profissionalizado deixando assim os agentes de serem servidores de caridade para se tornarem elos reais que tinham como propósito buscar as causas e estudar soluções para a atual estrutura social.

Nesse processo de modernização e renovação do Serviço Social não podemos esquecer-nos de dois fatos relevantes: o encontro de Araxá MG (19-26/03/1967), o de Teresópolis (10-17/01/1970) os ambos os documentos podem ser visto como a tentativa de adaptar o serviço social as tendências politicas dominantes no regime militar.

Vamos detalhar cada encontro isoladamente a começar pelo de Araxá, este documento trata de vários ajustes na profissão, e começa a se pensar na teoria básica do Serviço Social e seus métodos, como pratica oficializada, a ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares causados por conta das estruturas sociais inadequadas é a finalidade do serviço social, que se dará através da promoção e consequente capacitação da criatura humana.

Percebe-se que estas ações tem solução, e o encontro de Araxá vai dar nova feição e direcionará os novos rumos dos métodos serem utilizados pelo Serviço Social. Tais transformações conseguintemente vão se dividir em dois níveis, a saber: o micro e macro. O micro é totalmente operacional, ou seja, no micro buscar-se-á eliminar as discordâncias sobre os significados dos termos enquanto fonte de confusão ou conflito nas relações seria digamos o trabalho de campo realizado hoje em dia, enquanto no macro compreendem-se as funções do Serviço Social ao nível de politica e do planejamento para o desenvolvimento da infraestrutura social. O documento entende estruturas sociais programas de saúde, educação, habitação, entre outros serviços sociais fundamentais. E o mais impressionante, a vontade dos profissionais em si, os Assistentes Sociais como não mais meros executores das politicas sociais, e sim capazes de formar suas próprias politica coloca-las em pratica.

Agora vamos compreender o encontro de Teresópolis, encontro este que teve repercussão em toda a América Latina onde ele se preocupava com uma metodologia do Serviço Social propriamente voltado para á pratica profissional, onde ele defendia um método profissional cientifico. Os profissionais do Serviço Sociais têm a sua finalidade redefina, onde passa a existir uma preocupação com as próprias condições de trabalho dos agentes, ou seja, buscam-se humanizar o profissional, reduzindo a carga de serviço, baseados em um estatuto que procura dar aos profissionais condições de melhores exercer sua profissão.

No documento de Sumaré realizado no Rio de Janeiro no período de 20 a 24 de novembro de 1978, onde participaram deste seminário 254 Assistentes Sociais que se reuniram para estudar diferentes propostas do Serviço Social, também como fizeram criticas ao paradigma tradicional (Positivista), foi visto nesse seminário a cientificidade do Serviço Social, Serviço Social e a Fenomenologia, e o Serviço Social e a Dialética.

O Serviço Social dentro da ótica positivista enxergará a criatura como parte do cenário e não como um todo, ou seja, ele é fruto das condições sociais que o rodeiam então de acordo com as ideias positivistas a Assistência Social procurará suprir a necessidade daquele sujeito individualmente ajustando-o as condições que ele deseja ou necessita, o que no positivismo é chamado de ajustamento dos sujeitos.

Exemplo: Você trabalha em uma empresa, mas esta casada (o) de tanto trabalhar, salário injusto, falta de segurança, horas extras em demasias... Você fica queixosa e começa a se manifestar... Discute, faz greve... Antes que você comece a movimentar outros trabalhadores, e aumente o problema para a empresa ela pensa: Fulana (o) esta insatisfeita (o), o que ela (o) quer? Há ela reclama que é muito difícil vir o trabalho devido o tempo que se gasta em deslocamento... Há, vamos resolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com