TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória da sustentabilidade: do ambiente ao social, do social à economia Elimar Pinheiro Nascimento

Artigo: Trajetória da sustentabilidade: do ambiente ao social, do social à economia Elimar Pinheiro Nascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Desenvolvimento e Análise de texto AVA

Referente ao artigo: Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico de Elimar Pinheiro Nascimento.

Citações mais importantes analisadas no artigo após análise:

Na citação do texto o autor defende:

A ideia de que DS em três dimensões é a cultura. Ora, não será possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos; uma sublimação do valor ter mais para o valor ter melhor; se a noção de felicidade não se deslocar do consumir para usufruí-lo;

Critica e argumento:

Segundo ele o modo de produção e consumo vigente nos conduz a um desastre que é cada vez mais aceita. “Que a economia está em conflito com os sistemas naturais do planeta é uma evidência que ressalta das informações cotidianas sobre o desaparecimento das zonas de pesca, a redução das florestas, a erosão do solo... e o desaparecimento de espécies” (Brown, 2003, p.14). Embora o agravamento da crise ambiental aponte para uma clara degradação das condições de vida em nosso planeta, é possível, caso o cenário mais pessimista do aquecimento global venha a se confirmar, que uma nova possibilidade de auto extinção seja criada ao final deste século. De toda forma, a persistência do modelo de produção e consumo em vigor degrada não apenas a natureza, mas também, e cada vez mais, as condições de vida dos humanos.

Conceito:

Segundo conceito estabelecido pela ONU em 1987. O termo sustentabilidade refere-se à característica de um processo ou sistema que permite a existência por determinado tempo ou por tempo indeterminado, isto é, que possa ser mantido.

Nas últimas décadas o conceito de desenvolvimento sustentável evoluiu buscando mais o desenvolvimento sustentável evoluiu buscando mais o bem-estar social, porém buscando maximização de lucro e contribuição para melhorias na qualidade de vida das comunidades.

Questionário de respostas:

Questão 1:

R: Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Crise ambiental, Tecnologia e economia.

Sustentabilidade: Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema preservando-o.

Desenvolvimento Sustentável: Têm como objetivo regular as ações humanas, para evitar a degradação do planeta, combate a poluição e cria métodos para evitar a degradação-total da raça-humana.

Crise Ambiental: A Crise Ambiental Já estava prevista dês de o começo da criação das fábricas que possuíam a criação de tecnologias que liberavam o clorofluorcarbonos (CFCs) que servia também na construção de isolantes de refrigeração e na criação de materiais plásticos liberando gases poluentes na camada de oxônio e isto foi apenas o começo da ‘’evolução’’ que abalaria toda a instabilidade ambiental.

Tecnologia: O desenvolvimento tecnológico é um dos poluentes mais graves no meio ambiental sendo que muitas dessas ‘’evoluções’ ’contém gases tóxicos como: meios de transportes, fábricas, instrumentos de fogo ,equipamentos em plástico e energia tóxica. A tecnologia nos acomoda, porém agita a camada de oxônio alterando toda a instabilidade da natureza.

Economia: O processo de produção transforma a energia e a matéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com