TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVA EXPERIÊNCIA

Seminário: NOVA EXPERIÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  Seminário  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

NOVA ORTOGRAFIA

Brasília e Rio de Janeiro - O acordo ortográfico só entrará em vigor em 2016.

A presidente Dilma Roussef decidiu prorrogar por mais três anos a entrada em vigor, em caráter definitivo, do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Em decreto a Presidente determina que o período de transição para implementação das novas regras vai até dia 31 de dezembro de 2015, o prazo original ia até 31 de dezembro de 2012.

Com o novo decreto, as determinações do novo acordo deverão ser seguidas, obrigatoriamente, a partir de 2016. Durante a transição valem as duas normas ortográficas. O atual acordo ortográfico foi aprovado em 1990, mais só começou a ser implantado no Brasil em 2009, após o então Presidente Lula assinar um decreto em setembro de 2008.

Devemos entender que o acordo ortográfico só altera a forma de grafar algumas palavras, a língua continua a mesma, pois o acordo não mexe na língua (nem poderia) já que a língua não é passível de ser alterada por leis, decretos e acordos, esse acordo apenas unifica a ortografia.

O objetivo do acordo é instituir uma ortografia única da língua Portuguesa, ou seja, revogar a existência de duas normas ortográficas oficiais distintas, uma do Brasil e outra dos demais países de língua portuguesa, aumentando assim seu prestigio internacional, afinal, o português já é a terceira língua mais falada na Europa, e a sexta língua mais falada no mundo, por cerca de 218 milhões de pessoas.

O acordo é somente ortográfico, restringe- se á língua escrita, ou seja, a pronúncia das palavras continua igual.

O que cinco países Africanos, um Asiático, um Europeu e um da América do Sul tem em comum?

A língua Portuguesa.

Desde 1986, o acordo foi motivo de muitos entraves entre linguistas, professores e políticos portugueses, até que em 1990 o acordo ortográfico foi aceito e assinado pelos países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé, Príncipe e Timor Leste.

O acordo ortográfico tem como objetivo a unificação ortográfica pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que são os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, aumentando o prestígio internacional da língua portuguesa, o português pode se tornar um dos idiomas oficiais da ONU e facilitar nas relações comerciais, na política entre outras.

As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, porém são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia a dia é o uso dos acentos e do hífen.

Exemplos do que mudou na nova ortografia.

O alfabeto passa a ter 26 letras, foram reintroduzidas as letras K, W e Y.

Usa-se o hífen diante de palavras iniciadas pela letra h, (ex: anti-higiênico, anti- histórico, macro- história).

Não se usa o hífen na formação de palavras com não e quase. Exemplos: (acordo de) não agressão, (isto é um) quase delito.

Não se usa mais o trema, sinal que é colocado na letra u para indicar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com