TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUNCA É TARDE PARA PARA APRENDER

Artigo: NUNCA É TARDE PARA PARA APRENDER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo contemplar e analisar o ensino de jovens e adultos, no EJA. Foi orientado na disciplina de Prática Docente: Projetos Integrados. Durante os momentos de observação aos espaços de Educação de Jovens e Adultos visitamos na cidade de Itajaí o Centro Educacional Pedro Rizzi, localizado na Av. Atílio Cunha 812, no Bairro Cidade Nova. Na teoria e na pratica justificando a importância deste estágio para uma boa formação e capacitação profissional. Gostaria de salientar que a alfabetização e educação são direito a todo cidadão brasileiro e que todos tem direito a escola publica sendo ela adequada a sua realidade. E hoje para quem quer concluir seus estudos o EJA pode proporcionar este resgate de valores e aumentar sua autoestima. Através da pesquisa aprendemos a pensar coletivamente e podemos debater e construir argumentos para nossa teoria. “Como já disse Paulo Freire, “ensinar exige pesquisa” e “ensinar exige paciência”“, por isso à pesquisa é fundamental neste trabalho com paciência e responsabilidade. Neste trabalho cabe a nós futuro educador uma responsabilidade investigativa para atingir nossos objetivos em relação à educação no Brasil e na nossa sociedade. Valorizando cada novo aprendizado, buscando compreender um pouco da trajetória do EJA no Brasil, da legislação educacional e das diretrizes curriculares para essa modalidade de ensino no âmbito das políticas públicas entre outros. Verificando as tendências teóricas e as práticas pedagógicas na escola ao qual tem o EJA. Com a educação de jovens e adultos todos podem terminar seus estudos estes podem ser pagos ou ofertados pelo governo. E nós como futuros educadores, temos a oportunidade de poder promover esta educação ao qual para muitos faltam bem pouco. Através desta pesquisa e analise podemos chegar a um denominador, ou seja, a resultados positivos quanto a este trabalho especifico o EJA. Ao longo deste trabalho será apresentada a instituição, quem são seus alunos, horários e sua proposta pedagógica. Quais são seus objetivos e a formação de tais profissionais envolvidos neste projeto.

Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental a educação pode. Se a educação não é a chave das transformações sociais, não é também simplesmente reprodutora da ideologia dominante (...)

Paulo Freire (1996)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. Felizmente, o conceito vem mudando e, entre os grandes desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho - o que ganha destaque nestes tempos de crise econômica. "Hoje sabemos do valor da aprendizagem contínua em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude", afirma o inglês Timothy Ireland, mestre e doutor na área e especialista em Educação da representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ITAJAI

Os estudos referentes aos dados coletados foram feitos através de pesquisa e observação no Centro Educacional Pedro Rizzi, a instituição possui 06 turmas da EJA no período noturno, onde as séries são organizadas em ciclos: o 1º ciclo é constituído pelo primeiro e segundo ano, o 2º ciclo pelo terceiro, quarto e quinto ano, o 3º ciclo pelo sexto e sétimo ano, 4º ciclo pelo oitavo e nono ano. As disciplinas ensinadas são: Geografia, História, Língua Portuguesa, Inglesa, Arte, Matemática e Ciências. A instituição tem para disposição dos alunos laboratório de informática, material didático, biblioteca que auxiliam na aprendizagem. A instituição dispõe de um espaço físico limpo, organizado com salas amplas e arejado sendo um ambiente propício ao ensino e aprendizagem, além de ser bastante agradável, a ponto de ser chamado de escola modelo.

Os perfis dos alunos do ensino da EJA em Itajaí são maioria com idade entre 15 a 21 anos totalizando 65%, outros 30% com idade até 59 anos e 5% tem acima de 60 anos. A maior dificuldade relatada pelos professores é organizar o ambiente saudável de convivência com pessoas de diferentes faixas etárias, onde adolescentes, adultos e idosos juntos compartilham a sala de aula, na busca pelo aprendizado. Fazem parte do ensino da EJA alunos excluídos das escolas, alunos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos, alunos que desejam apenas ler a bíblia ou tirar carteira de motorista.

O ensino da EJA registra cerca de 860 alunos atualmente em Itajaí, e está sempre em busca de novos desafios como projetos em andamento para Educação de Jovens e Adultos diurno, e também uma forma de ensinar os pescadores, já que Itajaí possui uma população bastante ampla nesse aspecto.

Alfabetização é a aquisição da língua escrita, por um processo de construção do conhecimento, que se dá num contexto discursivo de interlocução e intera-ção, através do desvelamento crítico da realidade, como uma das condições necessárias ao exercício da plena cidadania: exercer seus direitos e deveres frente à sociedade global. (FREIRE, p. 59, 1996)

PERFIL DOS ALUNOS DA EJA

Os alunos de Educação de Jovens e Adultos têm um traço de vida, origens, idade, vivências profissionais, históricos escolares, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamentos muito diferentes. São pessoas que vivem no mundo do trabalho,capitalismo, com responsabilidades sociais e familiares, com valores éticos e morais formados a partir da experiência, do ambiente e da realidade cultural em que estão inseridos e nada disso deve ser relevado no processo educacional.

Arroyo assim afirma,

Essas diferenças podem ser uma riqueza para o fazer educativo. Quando os

interlocutores falam de coisas diferentes, o diálogo possível. Quando só os

mestres tem o que falar não passa de um monólogo. Os jovens e adultos

carregam as condições de pensar sua educação como diálogo. Se toda educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com