TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIENTES

Tese: NUTRIENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

NUTRIENTES

1) Carboidratos: dê preferência aos integrais, para que o índice glicêmico não suba aceleradamente. O índice glicêmico é o tempo que o alimento leva para chegar a corrente sanguínea e ser distribuído aos tecidos, necessitando de insulina, que é um hormônio pancreático essencial para que o a glicose dos alimentos entre nas células e possa cumprir a sua da função energética.

2) Lipídios ou gorduras: são também fontes de energia, além de formadores de hormônios e outras substâncias. Participam, também, da nossa membrana celular, que é a estrutura que reveste todas as nossas células. Daí a importância de se consumir gorduras de boa qualidade como a do azeite e óleos de peixe e castanhas.

3) Proteínas: são essenciais para a manutenção e síntese de novos tecidos, apesar da nossa necessidade desse elemento ser pequena, em torno de 15% do consumo alimentar diário. O homem moderno consome muito mais que isso. Toda a proteína que ingerirmos da dieta é metabolizada pelo nosso organismo e gera subprodutos que sobrecarregam nossos rins. Nós utilizamos a nossa própria proteína, que sintetizamos dentro das nossas células, e não necessariamente faremos mais células pelo consumo elevado desde nutriente, mas, ao contrário, precisaremos nos livrar do excesso, já que seus metabólitos são tóxicos como a uréia e a amônia.

4) Vitaminas: não são capazes de gerar energia, ou seja, não engordam. São elementos que atuam no nosso organismo "ligando" ou "desligando" reações metabólicas. Deficiências trazem problemas e envelhecimento precoce, já que uma das grandes funções das vitaminas C e E é justamente a ação antioxidante , prevenindo a formação dos radicais livres, que são moléculas do processo respiratório desordenadas, que destróem nossas células e, conseqüentemente, trazem problemas para todo o nosso organismo da pele ao endotelio arterial e cardíaco.

5) Minerais: são importantes substâncias, como o cálcio, que é responsável pela estrutura de todo o nosso corpo através dos ossos. O ferro é outro elemento essencial. Ele transporta o oxigênio dentro das nossas células sangüíneas, permitindo que o nosso corpo inteiro seja oxigenado e que todo o gás carbônico seja retirado. Assim como as vitaminas, sua oferta deve vir dos alimentos frescos e não fornecem calorias.

6) Água: é o elemento mais abundante do nosso corpo, fundamental e sempre esquecido. Representa 60% do nosso peso corporal, mantém a temperatura corpórea, transporta nutrientes para as células e retira metabólicos nocivos do nosso corpo. A água está presente em praticamente todas as nossas funções vitais, e também não fornece energia ou calorias. O ideal é o consumo de pelo menos -2 l ao dia.

A organização mundial de saúde recomenda 400 g por dia de alimentos vivos como frutas , verduras e legumes. Pães e cereais, como batatas e macarrão, devem ser a base da nossa alimentação já que representam 60% das nossas necessidades diárias. Devemos também consumir três porções de leite ( 200 ml ) ou seus derivados, um bom bife de origem animal ( 100 g ) e uma concha de feijão sem carnes anexadas. Deve ser utilizado pouco óleo na preparação dos alimentos ( 1 colher de sobremesa para toda a família ), pois os alimentos na própria composição já possuem sua porção de gorduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com