TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nao Nascemos Humanos, Nos Tornamos.

Trabalho Escolar: Nao Nascemos Humanos, Nos Tornamos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  2.366 Visualizações

Página 1 de 3

Responda a pergunta: “Nascemos humanos ou nos tornamos humanos?”, com base o filme: “O Menino Selvagem de Aveyron”.

Em 1797, um menino seminu foi visto na floresta de Lacaune, na França. Mais tarde, foi registrado seu aparecimento no distrito de Aveyron. Ele estava descalço, e com apenas alguns farrapos de uma velha camisa (sinal de algum contato anterior com seres humanos) que cobriam parte de seu corpo. E sempre que alguém se aproximava, ele fugia como um animal assustado.

Era um menino com uns 12 anos. Ele tinha seu corpo estava repleto de cicatrizes, e provavelmente foi abandonado na floresta aos 4 ou 5 anos, e virou objeto de curiosidade, provocando discussões acaloradas, principalmente na França. Após sua captura, verificou-se que Victor, como passou a ser chamado, não pronunciava nenhuma palavra e parecia não entender nada do que lhe falavam. Apesar do rigoroso inverno europeu, rejeitava roupas e também o uso de cama, preferindo dormir no chão. Ele andava apoiado nas mãos e nos pés, correndo como os animais quadrúpedes.

Victor de Aveyron tornou-se um dos casos mais conhecidos de seres humanos criados em condições de total liberdade, em ambiente selvagem. Alguns médicos franceses afirmavam que o menino sofria de idiotia, uma deficiência mental grave. Segundo eles, teria sido essa a razão pela qual os pais o haviam abandonado.

O psiquiatra Jean-Marie Gaspard Itard não concordava com a opinião dos colegas. Na visão dele, o comportamento do menino poderia ser consequência da privação do convívio social e da ausência absoluta de educação para a inteligência de um adolescente que viveu separado de indivíduos de sua espécie. Itard acreditava que a situação de abandono e afastamento da sociedade explicava o comportamento diferente do menino. Ele discordava, assim, do diagnóstico de deficiência mental para o caso.

A partir de então, Itard trabalhou diretamente na educação do menino. Sua experiência ia sendo registrada, mais tarde se transformando em livro intitulado: A educação de um homem selvagem, que foi publicado em 1801. Nesse livro, Itard apresenta seu trabalho com o menino de Aveyron, descrevendo as etapas de sua educação: ele já é capaz de sentar-se convenientemente à mesa, de se servir da quantidade necessária de água para beber, de levar certos objetos ao seu terapeuta; diverte-se ao empurrar um pequeno carrinho e começa a ler. Após cinco anos, Victor já confeccionava pequenos objetos e podava as plantas da casa. Esses resultados pareciam confirmar a tese de Itard, segundo a qual os antigos hábitos selvagens do menino e sua aparente deficiência mental eram o resultado de uma vida afastada da sociedade. E com base nessa experiência, Itard formulou a hipótese de que a maior parte das deficiências intelectuais e sociais não é inata, e tem a sua origem na falta de socialização do indivíduo e na ausência de comunicação com seus semelhantes, especialmente de comunicação verbal, e que desse modo, passa a ser considerado deficiente.

Com base no filme, entendo que desde a sua origem, a espécie humana evolui e se constitui por meio do grupo, e que só foi possível a sobrevivência, ao longo dos tempos, porque os indivíduos puderam contar com o apoio e a solidariedade do grupo ao qual pertenciam.

O homem possui as mesmas necessidades básicas e de sobrevivência de qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com