TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura

Tese: Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 11

EMPRESA

A Natura é uma empresa que atua no mercado de cosméticos, vendendo produtos inovadores essencialmente produzidos com elementos naturais tipicamente encontrados na flora brasileira. A companhia possui capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e possui ações altamente valorizadas devido à sua imagem positiva e ao alto desempenho financeiro apresentado. Nos últimos quatro anos, a empresa aumentou significativamente o seu Marketshare e hoje é líder no seu ramo de atuação no Brasil.

Com sede em Cajamar, no estado de São Paulo, a empresa possui “instalações verdes”, ou seja, construídas levando em consideração práticas ambientalmente corretas, que abrigam um moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística. Além disso, existem polos operacionais, administrativos e comerciais em Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

Além do Brasil, a empresa está presente também na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Venezuela e na França. A distribuição dos produtos é realizada por meio da venda direta, com o envolvimento de mais de 617 mil Consultoras e Consultores. Considerando a presença em todos os mercados em que atua, a empresa possui atualmente mais de 5 mil colaboradores envolvidos diretamente com sua produção. As atividades da empresa são guiadas por uma forte cultura organizacional e por uma política sócio-ambiental bem consolidada, que prima pelo desenvolvimento sustentável e pela manutenção de um bom relacionamento com a sociedade. Como os seus produtos são fabricados com matérias-primas naturais extraídas em grande escala, a Natura possui inúmeros programas, que têm como objetivo a minimização dos impactos negativos causados à Natureza, dentre os quais destaca-se a manutenção de uma grande área de reflorestamento da qual boa parte de seus insumos são retirados.

PRINCIPAIS CONCORRENTES NATURA:

Avon

• Modelo de Venda Direta;

• Gastos intensos em campanha de marketing pelo mundo;

• Fortalecimento da marca que encontra-se “ desgastada”;

• As atividades da Avon cresceram mais de 30% em 2007 no Brasil;

Mary Kay

• Modelo de Venda direta;

• Crescimento de 30% nas vendas no Brasil desde 2004, totalizando em 2007 por volta de R$ 57 milhões;

• Aumento de 10 mil para 45 mil o número de consultoras;

• Crescente foco no Brasil;

Boticário:

• Modelo de Franquias e venda direta;

• Maior rede de franquia de cosméticos e perfumaria do Brasil e do mundo com mais de 2.800 lojas;

Concorrentes relevantes:

• L’ORÉAL, Unilever, Nivea, Estêe Lauder.

MISSÃO

A Natura tem como razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços quepromovam o Bem-Estar/Estar Bem.

Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

VISÃO EMPRESARIAL

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, é uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

SUSTENTABILIDADE

Em 1983, em uma iniciativa inovadora e pioneira passamos a oferecer produtos com opção de refil, cuja massa média é 54% menor que a da embalagem regular. Graças a essa decisão, desde então deixamos de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens. Ao engajar Consultoras e Consultores na venda dos refis, promovemos o consumo consciente dos recursos do planeta.

Um de seus principais vetores de inovação é o uso sustentável da biodiversidade. Traduzindo esse conceito com a criação e o desenvolvimento de novos produtos utilizando espécies nativas e exóticas, com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, com o programa de certificação de insumos e em parcerias com comunidades fornecedoras.

Outras inovações foram: a adoção da Tabela ambiental - publicada nos produtos, traz informações sobre o impacto ambiental de cada item; a não realização de testes em animais; a vegetalização dos produtos com a substituição de matérias-primas animal e mineral por vegetal; a utilização de álcool orgânico com a substituição do álcool comum pelo orgânico certificado e o Programa Carbono Neutro, com a redução e compensação das emissões calculadas com base na cadeia produtiva desde a extração da matéria prima até o descarte final pelo consumidor.

Três passos para fazer a diferença:

Reduzir:

O refil é feito de um material diferente da embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser fabricado e gera menos resíduos depois de descartado.

Reutilizar:

O refil proporciona a reutilização da embalagem regular do produto. Existem muitas embalagens e materiais que podem ser reaproveitados, evitando gastos e desperdícios.

Reciclar:

O plástico usado no refil é reciclável e pode se transformar em novos produtos. Por isso é tão importante separarmos o lixo em casa e garantir que ele seja recolhido da forma correta.

Repense, no seu dia a dia, o que você pode fazer para reduzir sua produção de resíduos, seja reutilizando materiais, separando seu lixo para reciclagem ou revendo seus hábitos de consumo.

TABELA AMBIENTAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com