TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades De Treinamento

Casos: Necessidades De Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

Costuma-se definir diagnóstico de necessidade de treinamento como o processo que tem como objetivo identificar as carências de indivíduos e grupos para a execução das tarefas necessárias para o alcance dos objetivos da organização. Pode também considerar que essa análise deve envolver o levantamento das potencialidades individuais e grupais que deverão ser desenvolvidas.

Inicia-se fazendo pesquisas pra definir as necessidades de instrução em termos de competências. Após o levantamento das aptidões dos colaboradores relacionados com as necessidades observadas em suas funções ou cargos será definido o tema do treinamento e a quem será aplicada.

Por sua natureza o diagnostico de necessidade de desenvolvimento é concebido como uma pesquisa que se desenvolve em três níveis:

Análise organizacional: consiste na identificação dos níveis de eficiência e eficácia da organização, a fim de determinar as formas de treinamento que poderão contribuir para sua elevação.

Análise das tarefas: consiste na identificação das atividades que compõem as tarefas bem como dos requisitos pessoais necessários para seu desempenho eficaz.

Análise dos recursos humanos: consiste da identificação, junto aos empregados, dos níveis de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas que executam.

5. CUIDADOS NO TREINAMENTO DE PESSOAS

As empresas e os indivíduos vêm buscando aprimoramento pessoal, profissional e institucional, pois é necessário buscar novas técnicas ara um melhor posicionamento no mercado. Isto acontece devido a vários motivos como o enfrentamento da competitividade e das adversidades do mercado; a consonância que se deve ter com o mercado (até por uma questão de sobrevivência); por causa de curiosos, consumidores e clientes cada vez mais exigentes e profissionais, das turbulências e incertezas internas e externas, e do correto posicionamento diante da concorrência que também procura do aperfeiçoamento que necessita.

Mas, existem pessoas que possuem o desejo de participar de um mercado tão competitivo e seletivo de forma aleatória, sem um posicionamento e um planejamento estratégico, sem profissionalização em todos os níveis, sem estar municiado de informações e conhecimentos amplos. Devido a esses fatos, as grande maioria das empresas vem fornecendo treinamento para que as pessoas aprendam o que fazer e assim, atendam os clientes e os objetivos da empresa de forma satisfatória.

Entretanto, não se deve comprar e aplicar treinamentos apenas teóricos apenas para engordar o currículo ou ainda, para justificar a aplicação de uma verba que está sobrando no orçamento. Treinamento não é brincadeira e precisa ser levado a sério. Portanto, precisa ser encarado como um investimento feito sob medida para atender as suas necessidades ou da empresa que se quer trabalhar.

Ao falarem treinamento, todo cuidado é pouco, porque é preciso seguir alguns critérios ao selecionar e contratar instrutores para os treinamentos. É obrigação verificar: a idoneidade de todos os envolvidos, o currículo do consultor/instrutor verificando e checando a sua formação acadêmica, o seu conhecimento e as suas atividades profissionais, o tempo de atuação no mercado, a sensibilidade aos valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com