TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão das necessidades de treinamento

Resenha: Revisão das necessidades de treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Resenha  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 10

investimento necessário para o estímulo a lucratividade da organização. A administração moderna vê o treinamento como uma forma enriquecedora do capital intelectual das organizações.

Segundo Bergamini (1990), não há melhor maneira de fortalecer os objetivos organizacionais que abrir oportunidades para que os indivíduos possam assegurar as suas expectativas oportunidades de crescimento,

qualificação e de sucesso pessoal. O autor coloca ainda que isso dependerá muito da capacidade da gestão estimular o colaborador a ter motivação na tarefa. E ao trabalhador caberia manter sua dedicação ao trabalho, sua produtividade, eficiência e eficácia. Enfim, seu desempenho.

“Às exigências das organizações em relação à competência de sua força de trabalho, somam-se as exigências sociais e trabalhistas, originárias da organização dos trabalhadores e da sociedade como um todo” Lucena (1991).

Cabe ás instituições criar suas políticas de estímulo aos colaboradores e outras ações que garantam eficácia e sucesso nas ações futuras. São essas políticas que vão definir a estratégia, a tática e o caminho a seguir. "São diretrizes definidas para assegurar a consistência dos propósitos dimensionados e a realização de suas expectativas." (Lucena, 1991).

O levantamento de necessidade de treinamento é uma forma de diagnóstico empresarial baseada em informações relevantes sobre o corpo humano técnico da empresa. As informações devem ser agrupadas sistematicamente com a intenção de possibilitar melhores avaliações e cumprimentos de resultados.

Já as necessidades de treinamento são definidas como as carências de preparo profissional das pessoas. De forma simplista as necessidades são a distância entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe desenvolver.

Segundo Oliveira (1994), "o desenvolvimento de recursos humanos consiste em um conjunto de funções que proporcionam à empresa condições de investir de forma

econômica no sentido de valorizar e, por analogia baseada no conceito de capital humano,

obter dividendos do patrimônio, que é o seu pessoal."

Bergamini (1990), afirma que grande parte dos problemas humanos dentro das empresas se deve à significativa dificuldade de compreender, com suficiente clareza, aquilo que as pessoas perseguem, a fim de que fique mais lógico o traçado de suas carreiras profissionais.

2.1 Conceito de Treinamento

Segundo Chiavenato (1991), “Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos."

Robbins (2002 – b, p. 469) comenta que: “A maioria dos treinamentos visa a atualização e ao aperfeiçoamento das habilidades técnicas dos funcionários”. Percebe-se que o treinamento pode trazer um grande retorno para o profissional e para a empresa, pois um profissional bem mais qualificado terá uma motivação maior e o seu resultado na execução das tarefas será maior e mais produtivo, consequentemente a maior produtividade poderá contribuir efetivamente para os resultados da organização.

2.2 Objetivos do Treinamento

Entre os objetivos do treinamento, Marra (2001 p.147) cita dois importantes objetivos: Os objetivos específicos – são os que trazem a qualificação do profissional e a oportunidade de elevar os seus conhecimentos e de estarem sempre atualizados às inovações dentro das suas atividades. Os objetivos específicos devem ser realizados em treinamentos claros e precisos de acordo com a necessidade estabelecida.

Marras (2001, p.148), define os objetivos específicos sendo eles:

Formação Profissional: que tem como base, elevar o conhecimento do profissional à sua profissão, para elevar o seu desempenho nas suas atividades.

Especialização: oferece a oportunidade do

empregado de treinamentos voltados a uma área conhecimento específico.

Reciclagem: é a oportunidade de se atualizar dos conhecimentos já aprendidos na sua rotina de serviço.

Objetivos genéricos – São os que trazem a oportunidade de elevar o desenvolvimento do empregado a desenvolver a sua motivação dentro da organização. O retorno do treinamento é a elevação da qualidade da produção e fazer o empregado alcançar o desenvolvimento organizacional da empresa. Robbins (2002 – b, p. 470) define dois métodos de treinamento, sendo “formal e informal”.

Treinamento formal: Ele é planejado com antecedência e com formato estruturado.

Treinamento informal: Não estruturado, não planejado e facilmente adaptável às situações e dos indivíduos – para ensinar habilidades e manter os funcionários atualizados.

Sabe-se então que um dos objetivos do treinamento é a qualificação da mão de obra e intensificação do conhecimento dos seus profissionais.

2.3 O Levantamento da Necessidade de Treinamento

Tanto na literatura especializada quanto na prática das organizações de trabalho encontram-se variações da denominação de Levantamento de Necessidade de Treinamento, sendo o processo chamado também de diagnóstico, avaliação ou análise de necessidades de aprendizagem, entre outros termos. (PILATI, 2006).

“Há diferentes formas de aprendizagem, e elas podem ser categorizadas em aprendizagem natural ou induzida, e ocorrem no nível individual, com possíveis efeitos para as equipes e para a organização” (Abbad e Borges-Andrade, 2004).

Os teóricos acima citados acreditam que a aprendizagem deriva de um processo de mudanças emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Eles acreditam que modificar a postura do

colaborador depende do ambiente em que ele está inserido. Abbad e Borges-Andrade (2004) enfatizam ainda que na abordagem cognitivista, a aprendizagem é uma mudança comportamental provocada por um estímulo do meio.

De acordo com Vargas e Abbad (2006), a expressão "desenvolvimento de recursos humanos" refere-se à promoção de aprendizagem para colaboradores com a intenção de fazer com que a empresa alcance seus objetivos.

Pilati (2006), por sua vez, analisa que, no campo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), o que se busca é a facilitação da aprendizagem e competências relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com