TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades educacionais especiais com os recursos necessários para sua adaptação à educação regular

Artigo: Necessidades educacionais especiais com os recursos necessários para sua adaptação à educação regular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Artigo  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  323 Visualizações

INCLUSÃO

Objetivo: Oportunizar ao aluno com necessidade educacional especial recursos necssários a sua adaptação no ensino regular.

Recursos utilizados: Atendimento diferenciado, uma vez por semana em Sala de Recursos, Acesso a Adaptção Curricular onde são respeitadas a temporalidade ( flexibilização do tempo para a realização das atividades e/ou aprendizagens ), adaptações Organizativas, Metodológicas e Didáticas (forma de se organizar no ambiente bem como a utilização dos recursos didáticos diversificados, temáticos, uso de material concreto, jogos pedagógicos, ...).

É de extrema importância trabalho da escola e família como parceiras para oportunizar ao aluno trabalhar a sua autonomia e independência na realização das atividades tanto do cotidiano como pedagógicas,a socialização, ofecer outros ambientes ricos em experências, prepará-lo de forma que no futuro possa ser inserido no mercado de trabalho.

A inclusão não depende só da lei , mas de profissionais comprometidos, humanos, sensíveis ao próximo, porque o relacionamento de afetividade e confiança entre o aluno e o profissional que o acompanha faz uma grande diferênça tanto na adptação ao ambiente escolar quanto na aprendizagem.

Os alunos com necessidades educativas especiais necessitam de outros tipos de acompanhamento dependendo da sua necessidade; Ex: monitor, ledor, médico, neurologista, fonoaudiológo, psicólogo,musicoterapeuta.... e em muitos casos de uso de medicações.

Enfim se os profissionais especialmente os professores não forem sensíveis , a inclusão não acontece, fica apenas um aluno especial numa escola regula

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com