TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nervo Trigêmeo

Trabalho Universitário: Nervo Trigêmeo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Nervo Trigêmeo (V)

O nervo trigêmeo ou quinto nervo craniano possui três ramos calibrosos que são distribuidos pela face: nervo oftamilco, nervo maxilar e nervo mandibular, que formam a porção maior a sensitiva, que recebem essas denominações de acordo com seus territórios de distribuição principal. O primeiro ramo, o nervo oftálmico, se encaminha em direção à órbita; o segundo, nervo maxilar, se encaminha à maxila; e o terceiro, nervo mandibular, se encaminha à mandíbula. A porção menor motora se distribui junto cm o nervo mandibular.

Como considerado um nervo misto, o nervo trigêmeo apresenta fibras sensitivas e motoras. A raiz sensitiva é formada por prolongamentos periféricos dos neurônios sensitivos pseudounipolares localizados no gânglio trigeminal. A pequena raiz motora provém motricidade aos músculos da mastigação que se distribui com os ramos do nervo mandibular.

O ramo oftálmico, penetra na cavidade orbital através da fissura orbital superior, se distribui para a mucosa do seio frontal, células etmoidais e seio esfenoidal, para a túnica conjuntiva do olho, alem de prover sensibilidade para a pele da região frontal e dorso do nariz; também possui fibras aferentes responsáveis pelo reflexo conjuntival

O ramo maxilar atravessa o forame redondo pela fossa pterigopalatina e penetra na cavidade orbital, através da fissura orbital inferior, em direção ao sulco e canal infra-orbital. Nessa região dá origem a ramos que formarão o plexo dental da maxila bem como ramos responsáveis pela inervação da mucosa do seio maxilar e a pele da região maxilar do nariz. O nervo zigomativo emerge do nervo maxilar, na fossa pterigopalatina, e origina os nervos zigomaticotemporal e zigomaticofacial que provem sensibilidades, respectivamente, para a pele da região temporal anterior e zigomática.

O ramo mandibular está relacionado também com a pequena raiz motora no nervo trigêmeo, a qual se une ao nervo mandibular a partir da sua passagem pelo forame oval em direção à fossa infratemporal. A raiz motora provém motricidade ao músculo masseter, temporal e pterigóideo medial e lateral, e músculo milo-hióideo, ventre anterior do músculo digástrico, músculo tensor do tímpano e músculo tensor do véu palatino.

A raiz sensitiva dá origem ao nervo alveolar inferior, para inervar os dentes, ao nervo lingual, o qual inerva os 2/3 anteriores da mucosa da língua e mucosa do assoalho da cavidade oral, ao nervo bucal, o qual é responsável pela inervação da mucosa gengival vestibular e pele da região de bochecha, e, através do forame mentual, emerge o nervo mentual, responsável pela inervação do lábio inferior e região mandibular da face. O nervo auriculotemporal supre a sensibilidade da região auricular anterior e temporal média, incluindo a articulação temporomandibular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com