TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MeOs Desafios Na Implantação Da Medicina Paliativa Na Saúde pública Brasileira.

Trabalho Escolar: MeOs Desafios Na Implantação Da Medicina Paliativa Na Saúde pública Brasileira.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Os desafios na implantação da medicina paliativa na saúde pública brasileira.

Apesar da medicina paliativa já vir ganhando espaço e atenção em hospitais tanto públicos quanto privados no empenho em oferecer às pessoas que precisam desse tipo de tratamento uma vida mais digna e com melhor qualidade, ela ainda está distante da realidade da maior parte da população, sendo acessível somente a uma pequeníssima parcela. Hoje em dia a Saúde Pública no Brasil vem oferecendo um atendimento muito precário em suas unidades, e muitas vezes parece ter realmente um abismo entre o paciente e o médico (conforme mostra a figura II), demonstrando que ainda há muito a ser feito para que a medicina paliativa deixe de ser ficção e se torne realidade.

Um dos grandes desafios na implantação da medicina paliativa, diz respeito ao fato de a medicina atual está muito preocupada em curar e se importa pouco em tratar bem e com dignidade os pacientes, principalmente se tratando de um paciente com poucas condições financeiras. A desumanização na saúde (principalmente na pública) está elevada demais, impedindo que os médicos ouçam os pacientes, escute as suas informações (lado humano), tratando-os como simples objetos.

A figura II é uma negação da figura I. A ilustração I demonstra afeto, consideração, todo um aparato tecnológico para a melhora do paciente, além de pessoas lhe apoiando e profissionais lhe avaliando e escutando. Enquanto a ilustração II em contraste mostra um doente sem condições de andar direito que tem de atravessar um enorme abismo para poder chegar até o médico, expondo dessa maneira a realidade em que a maioria dos brasileiros vive - as enormes filas as quais têm de enfrentar para serem atendidos e em conseqüência dessas filas a grande espera, que muitas vezes resulta na morte do doente antes mesmo do atendimento.

Fazer com que a situação da figura I se torne real em nossa sociedade é uma questão bastante difícil, onde requer muita discussão, principalmente se tratando de sua implantação nos serviços públicos de saúde. Enquanto não forem tomadas medidas que visem humanizar os serviços de saúde, estimulando a cooperação entre as instituições pela troca de experiências produzidas, estimulando a comunicação, o respeito e a solidariedade, a situação da figura II tenderá cada vez mais a se concretizar, e em contrapartida a da figura I nunca irá se tornar real na vida da maior parte da população. Assim, o termo medicina paliativa será sempre visto pela maioria das pessoas apenas como ficção que não sairá das cenas de novelas para a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com