TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário

Por:   •  19/1/2016  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

TARERA 1.2

Redija um texto, entre 30 e 45 linhas, colocando teu ponto de vista acerca da reportagem à Revista CIPA.

O Sr. Paulo Rogerio Albuquerque de Oliveira com toda a sua trajetória e experiência e sendo conhecido como idealizador do FAP por ter defendido uma tese de doutorado criou as metodologias do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) e do FAP (Fator Acidentário de Prevenção).

Com apoio cientifico-político muito grande de pessoas de dentro e fora do governo, para que estes instrumentos (sistemas (NTEP e FAP)) não perdessem a razão de existirem houve um grande monitoramento (Atualizações) das informações para manter o sistema ativo. Estas atualizações até geraram um anexo ao livro NTEP do Sr. Paulo.

Destaca-se a coordenação geral de monitoramento dos benefícios por incapacidade (acidentes de trabalho), esta coordenação veio junto com a posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que trazia consigo a marca de um acidente de trabalho, com isso algo diferente deveria ser feito não mais sob a visão estrita do direito privado trabalhista. Estes dados da coordenação geral são disponibilizados em sites via internet fazendo assim com que as informações sejam democratizadas.

Com este novo sistema podemos comemorar a terceira Conferência Nacional de saúde do trabalho a implementação do NTEP-FAP, algumas diretrizes de saúde para os trabalhadores, redes de informações que divulgam os acidentes e trazem as informações a todos, além do SIASS, departamentos específicos de saúde do trabalhador no MS, MPS e no INSS, criação de tributos voltados a saúde do trabalhador.

A Coordenação geral também assume diversas competências políticas de segurança e Saúde do trabalhador, propõem diretrizes gerais para o INSS referente à perícia medica de reabilitação profissional, produz informações para o governo, participa de estudos e pesquisas juntando colaboradores para desenvolvimento técnico cientifico, busca subsídios junto à segmentos interessados em investir na área, acompanha e avaliar as atividades referentes ao PPP, o FAT e o NTEP, intervém em melhorias nas ações do INSS, entre outras ações todas voltadas à melhorias no setor de segurança e saúde no trabalho.

Sendo o Sr. Paulo Coordenador geral de monitoramento de benefícios pela Previdência Social ele tem algumas metas interessantíssimas para a sua gestão como: Implantar um sistema integrado de dados previdenciários, via internet; Construir um novo modelo de aposentadoria por condições especiais; Criação da Notificação de Agravo à Saúde do Trabalhador (NAST), fazendo com que a CAT deixe de existir; Possibilitar a construção de um observatório Nacional e um painel Epidemiológico dedicados à saúde dos trabalhadores, metas esta que poderam ajudar muito os trabalhadores.

Destaque para a Coordenação geral com os projetos relativos aos benefícios por incapacidade, estes dois assuntos se unem para que as informações sejam expostas corretamente e para que todos os acidentes sejam registrados e os números sejam divulgados corretamente, acabando com a ideologia do falso negativo, ou seja, acidentes que não são registrados devido ao não preenchimento da CAT e acabam virando quase acidentes.

Início da terceira geração de proteção social da saúde do trabalhador, segundo Paulo o nosso sistema jurídico ideológico trabalhista chegou ao esgotamento por se preocupar somente com o trabalho e não com o trabalhador preocupa-se somente em produzir e não com o ser humano, sendo assim a terceira geração tem como influência positiva o FAP e o NTEP que avança na gestão de desempenho, mas a segurança e saúde dos trabalhadores não podem ficar somente vinculada a estes fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com