TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Niveis De Nacll Nos Alimentos

Pesquisas Acadêmicas: Niveis De Nacll Nos Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO DE BIOMEDICINA- 2º PERÍODO - MATUTINO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE QUÍMICA DE APLICADA (GERAL E ORGÂNICA) – ETAPAS 1 E 2

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO DE BIOMEDICINA- 2º PERÍODO - MATUTINO

DISC.: QUÍMICA

PROFESSOR: RAFAEL CHOZE

ACADÊMICOS:

Abner Flaviano Lopes – RA: 8483180042

Charlene Francisca dos Santos – RA: 8060805547

Giovane Fernandes Rocha – RA: 8406130919

Jackeline Sousa Silva – RA: 8061793605

Keilla Márcia C. Cipriano – RA: 8060797187

Letícia Melo – RA: 9973023607

sandra

ATPS QUÍMICA APLICADA (GERAL E ORGÂNICA) – ETAPAS 1 E 2

Relatorio sobre composição química dos alimentos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade pratica supervisionada.

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................... 2

Etapa 1 ......................................................................................................................

Etapa 2 ......................................................................................................................1

Conclusão ..................................................................................................................1;

Referências Bibliográficas .........................................................................................

INTRODUÇÃO

O presente relatório da o enfoque a conscientização da população sobre a composição química dos alimentos, seus benefícios e malefícios pra saúde, explanando que os sais em excesso podem desenvolver doenças ao largo do tempo assim como a escassez do potássio. Na etapa 1 e possível conhecer o teor de concentração de alguns sais, como sódio e potássio, presentes em nossos alimentos; a importância da água como solvente biológico. o seu papel no transporte de substancias presentes no corpo humano. Já na Etapa 2 foi utilizado a fórmula, multiplicando-se o valor do sódio presente na embalagem por 2,5, encontra-se o valor do sal em gramas que esta presente em cinco produtos pesquisados previamente, e estabelecendo uma relação de qual possuirá mais sódio em uma única porção. Segundo a OMS, o ideal é que cada adulto consuma diariamente até cinco gramas de sal, o que equivale a uma colher rasa de chá do produto por dia. No Brasil, pesquisas apontam que a média ultrapassa o dobro e fica em 12 gramas, um perigo para o organismo, já que, em excesso, o sódio leva a um aumento da pressão arterial – a hipertensão –, gerando problemas renais, edemas e doenças cardiovasculares, como enfarte e AVC.

ETAPA 1

Os minerais Na e o K são muito importantes para o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano, sendo fundamental para a função cardíaca e desempenha um papel muito importante na contração muscular. O sódio juntamente com o potássio regula o equilíbrio hídrico do organismo.

Potássio associado com o sódio atua no balanço hídrico do organismo, transporta corrente elétrica. Os dois trabalham juntos dentro das células, o primeiro é responsável em relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e o segundo, pelo aumento da pressão arterial.

O cloreto de sódio é uma substância largamente utilizada formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio (NaCl). O alimento industrializado contém muito sódio porque o sal preserva o alimento ao impedir o crescimento de bactérias. Além disso, o sal reduz a secura de biscoitos, salienta o seu sabor adocicado, inclusive de bolos, e reduz o gosto metálico que é produzido pelos compostos dos refrigerantes. O consumo em excesso pode ocasionar doenças como: artrite reumatóide, espondiloartrose, osteoporose, úlceras varicosas, herpes, lupus eritematoso, câncer , etc.

A vida, como a conhecemos, depende da presença de água. Sendo o nosso corpo formado por 70% desta substância, a água se torna um condutor de sais minerais e compostos essenciais para o funcionamento perfeito das células e por consequência do organismo.

A água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana, ela está presente em cerca de 60% do peso de uma pessoa adulta. No organismo, a água desempenha o papel de solvente. Ela leva às células nutrientes, e arrasta para fora as toxinas produzidas pelo corpo, é também o principal componente das células, portanto todas as nossas reações químicas internas são dependentes dela. Sendo também essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções, no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. Em termos moleculares, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio - e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O. Usualmente, a água é chamada de "solvente universal", pois é capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.

Etapa 2

A presente pesquisa faz parte de um amplo estudo, “Informação alimentar e nutricional de sódio em rótulos de alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com