TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel Tatico

Trabalho Escolar: Nivel Tatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 2

Toda empresa ou organização conta com três níveis de decisão e operação. Mesmo quando a empresa conta apenas com o empreendedor, esta pessoa acaba se desdobrando em tarefas correlatas a esses três níveis.

É importante conhecer esses três níveis para distribuir bem as tarefas e para que a Organização não se descuide de nenhum. Cada nível terá a sua forma de planejar específica.

Para facilitar, é comum representarmos esta estrutura de níveis organizacionais na forma de um diagrama. Na sua Organização, tente visualizar o diagrama abaixo sobreposto à distribuição de cargos e funções de um organograma institucional.

O Nível Tático

O nível tático é aquele que faz a intermediação entre os outros dois níveis. A rigor, os integrantes deste nível devem se apropriar da Estratégia para desdobrá-la em ações concretas nas suas áreas e processos ou sub-processos de atuação. É o nível da gerência média ou intermediária: gerentes de seção, gerentes de filiais, supervisores, coordenadores, líderes de projetos e funções similares. Perceba que, se o líder é encarregado de uma pequena equipe operacional, este líder provavelmente estará no nível operacional também, não neste nível tático.

O Nível Operacional

No nível operacional, estão todos os colaboradores que estão em contato direto com as atividades da “ponta” (contato com clientes e fornecedores) e do suporte da Organização e que não tomem decisões estratégicas ou táticas. Todos os técnicos envolvidos na execução dos processos da Organização fazem parte deste nível. Nenhuma estratégia será vista na prática se não alterar a forma com que os técnicos concebem e executam seus trabalhos. Será preciso, então, que eles executem de forma eficiente e eficaz os processos, sub-processos e atividades que foram desenhados nos níveis estratégico e tático.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »