TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel Operacional, Tatico E Estratégico

Casos: Nivel Operacional, Tatico E Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho consta os conceitos dos três níveis hierárquicos das atividades do PCP, que são: níveis estratégico, tático e operacional. E demonstrar suas definições, atividades que cada uma desenvolvem e participação no processo da Produção.

Os níveis do planejamento e controle de produção são:

Nível estratégico

Estratégia de incertezas em longo prazo, onde busca gerar recursos e informações necessárias e de acordo com os interesses dos sócios e com o que está sendo planejado para serem estudados no nível tático e que posteriormente serão desenvolvidos no nível operacional. Essa fase é feita a gestão de projeto, onde se inicia um planejamento de tudo o que se espera para um bom resultado futuro. Segundo pesquisa, a estratégia é uma arte de planejar, onde precisamos ter curiosidade, habilidade, conhecimento, esperteza e atitude. São captadas e geradas informações precisas de como e onde colocar em prática a atividade ou um lançamento de um novo produto no mercado, é materializado em forma de um documento chamado plano estratégico como definição do negócio.

Nível tático

Em médio prazo, esse nível faz a mediação entre o nível estratégico e o nível operacional. Esse nível se faz como será executada a atividade no passo seguinte na produção, cumprindo os processos e atingindo os objetivos. Pode ser um departamento ou uma divisão neste nível o planejador se preocupa com a interpretação do planejamento estratégico. De um modo geral, se traduz em um plano de marketing, financeiro ou de produção que depende de alguns fatores, como as características da organização, das pessoas envolvidas e do mercado.

Nível operacional

São estabelecidos em curto prazo e põe em prática o que foi planejado, esse é o famoso chão de fábrica, onde se põe a ação em prática, assim realizam e cumprem todos os serviços solicitados pelos superiores. Inicia-se a partir do planejamento tático, no qual são gerados a partir do planejamento estratégico, resumindo os planos operacionais sob a forma de procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos. Monitorando a rotina, para assegurar que sejam executadas as tarefas e operações determinadas, definindo basicamente, os planos de ação ou os planos operacionais da organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho demonstra que o PCP há três etapas, o estratégico, o tático e o operacional. O estratégico colhe informações para planejar a ação, o tático desenvolve e coloca no papel o que se quer realizar e o operacional coloca em prática aquilo que estava no papel.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com