TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Solicitação De Vizinho Da Cleude Santana

Ensaios: Nova Solicitação De Vizinho Da Cleude Santana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  3.042 Palavras (13 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA – UNIDERP TUCURUÍ

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

TÍTULO: ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

DISCENTES:

NOME: RA

CAROLINA CORREA GUEDES 382927

CLEUDE VIEIRA DA SILVA 371088

IVANETE MIRANDA PEREIRA 352580

POLIANA DA SILVA ROCHA 380099

RAIMUNDA SARAIVA SOARES 374547

DOCENTES:

Profº. EAD: Rodrigo Rodrigues

Professor Tutor Presencial: José Anderson N. Pereira

TUCURUÍ (PA)

JUNHO DE 2012

Introdução

A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competitivo ao negócio. Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença. O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos. Em outras palavras, uma organização não pode criar conhecimento por si mesmo, sem os indivíduos. É importante, portanto, que a organização apóie e estimule as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos. Em uma economia incerta a vantagem competitiva e duradoura é o conhecimento e a visão organizadora como uma maquina processando as informações. Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados. A gestão do conhecimento pode ser feita por todo e qualquer tipo de empresa: das empresas da economia da informação, às de serviços, indústrias e até por aquelas atuantes nos segmentos agropecuários, esportivos, artesanais, culturais, de ensino, entre outros. Quanto mais informal for à empresa e intangíveis forem os ativos envolvidos até se chegar a um serviço ou produto final diferenciado, mais necessária e economicamente atrativa é a gestão do conhecimento envolvido.

Capítulo I

RELATÓRIO

1.1Conceitos Básicos de Gestão do Conhecimento

A gestão do conhecimento, segundo os autores José Claudio Cyrineu TERRA (2000) e Joel Souza DUTRA (2002), tem um "caráter universal", ou seja, aplica-se a empresas de todos os portes e nacionalidades e a sua efetividade requer a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais), novas posições quanto ao papel da capacidade intelectual de cada funcionário e uma efetiva liderança, disposta a enfrentar, ativamente, as barreiras existentes ao processo de transformação. Além disso, um dos principais problemas na gestão do conhecimento é a tendência das pessoas de reter seus conhecimentos. Mesmo as que não o fazem intencionalmente podem simplesmente não estar motivadas a mostrar o que sabem.

Para que a gestão do conhecimento produza efeitos práticos nas empresas, deve estar plenamente ancorada pelas decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégico e organizacional, investimento em infra-estrutura tecnológica e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento.

2.1 Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo da Informação. As empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o mais preocupa os gestores hoje em dia.

3.1 Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos.

Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando. Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro das empresas e consecutivamente tem um crescimento dentro da empresa. “A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas”. Trata-se muito mais de um conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica. É a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.

4.1 Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com os funcionários mais velhos de casa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização. Isto deveria ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo que ele se aposente.

5.1 Descreva os Quatro processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com