TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Municipio De Santana Amapa

Trabalho Escolar: Historia Do Municipio De Santana Amapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  6.337 Palavras (26 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 26

A FAMÍLIA AUSENTE APRENDIZADO CARENTE

Maria Regina Balieiro dos Santos

Tulla Maria Esteves

RESUMO

A pesquisa é oriunda das inquietações sobre a participação da família na vida escolar dos filhos, tendo como objeto as conseqüências da ausência dos pais na vida escolar dos filhos, e de que forma, essa falta de participação influencia no desempenho escolar dos alunos, e como os educadores lidam com essa situação diante ao papel de educar. A pesquisa foi realizada através de estudos bibliográficos. É um trabalho que visa discorrer acerca dos principais fatores responsáveis pela distância entre os pais e a escola, e de que forma esse alargamento prejudica o bom andamento do processo educacional.

Palavras-chave: Família. Escola. Ausência. Consequência.

ABSTRACT

The search is derived from worries about family participation in school life of the children, having as object the consequences of the absence of parents in school life of children, and how, this lack of participation influences in students ' school performance, and how educators deal with this situation on the role of education. The search was performed through bibliographic studies. Is a job that aims to unfold on the main factors responsible for the distance between the parents and the school and how this enlargement affect the smooth progress of the educational process.

Words-keys: Family. School. Absence. Result.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente é importante discutir cada vez mais a relação entre a família e a escola, pois qualquer projeto educacional elaborado por uma instituição de ensino necessita ter a família de seus alunos como um dos pilares capazes de sustentá-lo e torna-lo dinâmico. Outro aspecto relevante nesta relação é o processo ensino e aprendizagem que sem o acompanhamento dos pais o rendimento escolar das crianças é prejudicado. Assim, fazer uma análise desta relação é de fundamental importância para compreender os principais fatores e causas que contribuem para a ausência do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos.

Desta feita, este trabalho se propõe a analisar, quais os principais problemas existentes nesta relação tão importante, complexa e acima de tudo fundamental para o processo ensino e aprendizagem. Como todo relacionamento este também enfrenta algumas dificuldades que acabam por prejudicar o aluno fazendo com que o desempenho do mesmo muitas vezes seja comprometido. Pois aluno precisa receber de ambas as partes o apoio necessário para o seu desenvolvimento bio-psico-social.

2 O ESPAÇO FAMILIAR ENQUANTO FATOR SOCIAL

Toda criança precisa sentir que pertence há uma família, pois ela carrega esse amor dentro de si para onde quer que vá, inclusive em seus primeiros passos na escola. A sensação de pertencer à família a defende de ser adotada por fatores como delinqüentes, bandidos ou fanáticos de qualquer espécie, quer venham prejudicar a si própria e a sociedade em geral.

Segundo Gama (2001, p.20),

Atualmente um novo conceito de família, se desponta não apenas no Brasil, mas como um fenômeno que ocorre em todo o mundo. O modelo de família tradicional que se conhece desde os primórdios da humanidade e que era aceito como modelo cristão vem perdendo terreno para o aparecimento de um novo modelo que se apresenta com valores diversos e princípios diferenciados daqueles fundamentados na família tradicional do passado.

Portanto pose-se afirmar que atualmente a sociedade passa por constantes transformações em todas as áreas, inclusive no que diz respeito à família. Nesse sentido Gama (2001, p. 19) afirma que:

As contradições humanas se acentuam cada vez mais, a despeito do progresso tecnológico que vem se obtendo: Casais inférteis conseguem realizar o sonho da paternidade / maternidade, através de técnicas médicas de reprodução assistida, ao passo que crianças morrem diariamente diante da falta do mais elementar pressuposto da vida: o alimento.

A sociedade atual declara e reconhece as existências de diferentes tipos de família, inclusive as formadas por só um dos pais com filhos, isso demonstra as mudanças que vêm acontecendo na realidade social e cultural. Atualmente a existência ou constituição de uma família não está mais apenas ligada a instituição formal de um casamento formando-se famílias de todos os tipos e com as mais variadas finalidades, baseado nisso pode-se perguntar: Qual a função atual da família? Se é certo que ela é a base da sociedade, qual o papel que deve desempenhar já que não tem mais as funções religiosas, econômicas ou política como outrora.

Com a evolução da família crescem também seus anseios, suas expectativas, suas inseguranças e esperanças e cada uma é diferente, por isso é impossível traçar um perfil de família ideal para os tempos de hoje. Tantas são as variáveis culturais, éticas, políticas, econômicas e religiosas que pressionam e modelam a sociedade, e tantas são as aspirações e inspirações do homem que seria difícil um modelo de família, e essas mudanças não estão relacionadas apenas a sua formação, mas também as suas relações internas e principalmente no seu relacionamento com a atual realidade.

Apesar de tantas mudanças enfrentadas pela família, pode-se afirmar que muitas foram positivas, principalmente no que diz respeito as relações familiares. Os sentimentos de afeição, carinho, respeito, compreensão e comunhão tomam o lugar do autoritarismo e até mesmo o terrorismo existente nas relações familiares de outrora. Sobre isso Tiba (2002, p.217) destaca que “a dinâmica da família mudou. Há casais que reúnem sobre o mesmo teto os filhos do atual e dos antigos relacionamentos. E assim constituem uma grande e saudável família”.

É necessário compreender que, o modelo familiar sempre sofreu influência do poder político, econômico e social da época. Não se percebe um só modelo de família, pois existem várias culturas sociais, regimes políticos, sistemas econômicos e também religiões. Isso significa dizer que se existem diferentes sistemas políticos, econômicos e religiosos, diferentes também serão os modelos familiares por serem influenciados por todos esses sistemas. Diante disso, deve-se levar em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com