TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINSTRAÇÃO Isoladores Santana S.A

Projeto de pesquisa: ADMINSTRAÇÃO Isoladores Santana S.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 14

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO SOBRE UMA EMPRESA

DANIEL GIOVANNI ARMELIM - RA-4404908

EDSON JOSÉ MARQUINI - RA-4403939

FABIANA REGINA LOGLI ARMELIM - RA-4404907

MICHEL HENRIQUE DE CAMPOS - RA-4404658

PROFESSOR AURÉLIO HESS

INDICE

1. INTRODUÇÃO

2. EMPRESA ESCOLHIDA - GENERALIDADES

3. HISTÓRICO DA EMPRESA

4. MISSÃO E VALORES DA EMPRESA.

5. SISTEMA DE GESTÃO

6. ORGANOGRAMA DA EMPRESA

7. MERCADOS

8. PRODUTOS

9. CLIENTES

10. PROCESSO DE FABRICAÇÃO

11. TEORIAS ADMINISTRATIVAS JÁ ESTUDADAS ENCONTRADAS NA EMPRESA

12. CONCLUSÃO

13. AGRADECIMENTOS

1. INTRODUÇÃO

Uma das coisas de que mais nos apercebemos é que o mundo vem passando por constantes transformações. Nesse novo contexto, o que há de mais moderno hoje não passará de uma “quinquilharia” caída na obsolescência amanhã. Isso vale também para nossos conhecimentos. Aquilo que julgávamos ser suficiente para nos garantir uma vida digna e próspera por um bom tempo, passa a ser insuficiente quando nem bem estamos aplicando esses conhecimentos. Assim, é premissa que todos estejamos voltados para o aperfeiçoamento tão requisitado nos dias de hoje. O bom profissional de ontem, não deixou de ser bom hoje, porém o “status quo” de ontem passou a ser insuficiente, fazendo com que mesmo o bom profissional, se assumir uma postura de inércia, seja devorado por aqueles que não se acomodaram com posições que já haviam conquistado. Mas, diante desse universo quase antropofágico das mudanças e da busca pelo conhecimento, estudar administração se torna um grande prazer e um grande desafio. Grande prazer por nos permitir ter contato com pensamentos diversos, antagônicos e complementares, que fizeram com que a indústria mundial saísse da desorganização e das condições sub-humanas, para se tornar a mola propulsora da sociedade, nos levando ao novo milênio com uma gama de novidades assustadora. Grande desafio, porque como futuros administradores, deveremos sair também da inércia e do comodismo para criar novas formas de se administrar, não sendo somente seguidores de receitas já prontas, mas desbravadores de novas atitudes para lidar com os também novos problemas que a evolução, ou melhor, a revolução tecnológica nos impõe. Como já diria o provérbio antigo: “A pessoa esperta aprende com os próprios erros, a pessoa sábia, porém, aprende com os erros dos outros”. Nós queremos ser bem mais do que simples espertos, queremos ser administradores sábios, coerentes, justos e inovadores e, esperamos conseguir isso também com o auxílio desta instituição de ensino.

É com esse espírito que elaboramos esse trabalho, escolhendo uma empresa de grande porte em nível regional, com estruturas administrativas sólidas e com grande contribuição a dar para todos nós, aspirantes a administradores de empresas. Pedimos desde já desculpas pelo nosso eventual amadorismo em alguns assuntos, mas procuramos dentro de nossas limitações, realizar o melhor trabalho possível, a fim de proporcionar aos que com ele tiverem contato, algum proveito didáticor. Boa leitura!

2. EMPRESA ESCOLHIDA

Razão Social: Isoladores Santana S.A.

Localização: Pedreira – SP.

Fundação: 1941

Ramo de Atividade: Indústria de Isoladores de Porcelana para Fins Elétricos

Faturamento anual: R$90.000.000,00

Número de Funcionários: 1100

Capacidade Produtiva: 1750 toneladas mensais de isoladores, distribuídas em 3 unidades de fabricação.

Tipo de Empresa: Sociedade Anônima com capital fechado

3. HISTÓRICO DA EMPRESA

A Isoladores Santana S.A., localizada em Pedreira – SP – Brasil, teve seu início em 1941, com a empresa Flamínio Maurício e Cia, fundada pelos sócios Flamínio Maurício, Joaquim Carlos e José Correia. Seu propósito era fabricar e comercializar porcelanas decorativas e domésticas, mas logo percebeu que a II Guerra Mundial havia imposto dificuldades para importação de produtos da Europa. Foi o momento certo para iniciar a fabricação de isoladores de porcelana, tão necessários para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. A partir de 1943, com a entrada dos sócios Adelino dos Santos Gouveia e Horácio Lopes, sendo o último especialista na fabricação de isoladores de porcelana, definiu-se o sistema de negócios da empresa até os dias atuais. Em 1944 a razão social da empresa foi alterada para Cerâmica Santana S.A.

Motivada por sonhos e desejos de crescimento, a Santana, não satisfeita com o domínio do processo de fabricação de isoladores para baixa e média tensão, e também para alcançar novos mercados, necessitou ampliar seus conhecimentos para permitir a fabricação de isoladores de alta tensão. Assim sendo, nos anos 60 foi firmada parceria para transferência de tecnologia com as empresas Locke Insulators – USA (na época pertencente ao grupo General Eléctric), para fabricação de isoladores tipo pedestal e discos, utilizados em subestações e linhas de transmissão. Ainda nesta década, a Santana adquiriu do grupo Nadir Figueiredo, as instalações da Porcelana Santa Rita, onde fundou a Porcelana Veracruz S.A. para a fabricação de porcelana doméstica e alguns tipos de isoladores de baixa e média tensão. A partir de 2001 a Veracruz foi incorporada pela Santana (sendo agora chamada de Unidade III), passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com