TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias

Ensaios: Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 13

A mudança é o principal fator presente em todas as organizações, que requer atualizações para acompanhar o mercado e se manter competitivo. A visão sistêmica e conhecimento de todo o processo, torna a empresa mais ágil e flexível frente à necessidade de mudanças rápidas.

As organizações sofrem influências internas e externas e aprenda com essas influências a se adaptar e a desenvolver procedimentos que passam a fazer parte da empresa.

Para que a mudança ocorra é preciso que todos estejam “inteirados” e envolvidos, a par dos objetivos e metas, da missão, da visão e dos valores. Ela precisa estar definida para se saber onde se pretende chegar. É aí que entra a peça principal, o gestor organizacional.

O gestor organizacional deve ter a capacidade de liderar, trazendo parceiros para um mesmo objetivo. Deve ter uma visão empreendedora para acompanhar o tempo. O gestor está ligado à capacidade de prever oportunidades e aceitar as mudanças, prever no sentido de análise de cenário e pesquisa. As mudanças estão ligadas ao comportamento da sociedade e das questões tecnológicas (influências externas e internas). É necessário estabelecer prazos e metas para seus objetivos.

O gestor deve administrar uma empresa, sendo justo com todos e participativo. Deve ser um bom ouvinte e pesquisador, reconhecendo e admitindo os seus erros, aceitar opiniões e juntamente com sua equipe, trabalhar para atingir seus objetivos, devendo estar motivado e conseguir motivar todos a sua volta. É preciso ter liderança, responsabilidade e ser competente, sendo capaz de tomar decisões necessárias sobre orientações e planejamento do trabalho da equipe. Precisa ter um conhecimento amplo de seu planejamento, para manter e utilizar de recursos tecnológicos para investir em pesquisas e desenvolvimento, tornando a empresas mais criativa e eficaz.

Vídeo Abilio Diniz

• Nome da empresa: Grupo Pão de Açúcar

• Segmento: Varejista

• Produtos: Variados

• Porte: Grande porte

 Mudança nos processos;

 Assumiu a responsabilidade;

 Visão de mercado e busca de parcerias;

 Acesso à novas tecnologias;

 Acesso ao conhecimento;

 Planejamento (plano de ação);

 Mudança de paradigmas (valores)

 Atuação como consultor;

 Busca de conhecimento e especialização;

 Pensamento estratégico;

 Dispensa de colaboradores não envolvidos no processo.

Abílio possui elevado conhecimento político e visão de longo prazo, traz consigo experiências e conhecimento que o ajudou na definição de objetivos estratégicos. Ele atuou também como um consultor, atuando na definição do problema e no desenvolvimento de soluções.

O gestor tem como objetivo obter resultados, sendo necessário, planejar ações, organizar processos e liderar equipes para trabalhar. Isso significa assumir as responsabilidades e colocar em prática decisões.

Uma empresa precisa de vários elementos para continuar crescendo e se fortalecendo no mercado. Deve encontrar meios para conquistar seu espaço, observando aspectos internos e externos, reformular visões e missões tornando-a preparada para o "sucesso".

Posicionamento do grupo:

Uma frase muito interessante, que fecha o vídeo de Abílio Diniz é “a empresa hoje tem que ser melhor do que ela foi ontem e amanhã ser melhor do que ela é hoje”, o que ilustra o pensamento de sempre superar as expectativas, no que diz respeito à qualidade. Ele não buscava quantidade, ele buscava a qualidade, ou seja, ser melhor naquilo que a empresa se desempenhava a fazer.

Relatório Aula 2

O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis.

É assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza),Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Fonte: efagundes.com

De acordo com o site Administradores.com o 5S “E um dos movimentos que chama a atenção do mundo por ser composto por um conjunto prático e eficaz que promove a organização do ambiente de trabalho e qualidade de vida através de atitudes extremamente simples é o 5Ss conhecido também como Housekeeping.”

De acordo com Falconi (p.197, 2004), o 5S visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda vida. Ou seja, os 5Ss não são apenas uma ferramenta de trabalho podem ser considerados uma filosofia de vida, um valor cultural.

O 5S é um programa para todas as pessoas da empresa e para as mais diversas áreas (ex. administrativas, de serviços, de manutenção e de manufatura).

É necessário comprometimento de todos com o programa, pois a ação exige a colaboração de todos os envolvidos.

A implantação do programa tem por principio adquirir bons hábitos e eliminação de desperdícios e perdas, para melhorar o ambiente de trabalho, e também obter benefícios, tais como:

• Otimizar espaço;

• Prevenção de acidentes;

• Padronizar processos;

• Eliminar desperdícios;

• Mudança de hábitos.

Implantá-lo é uma das tarefas mais difíceis, devido à resistência dos colaboradores, pois requer uma mudança na cultura e nos hábitos.

Segundo Campos (1990) a implantação do programa 5s é uma boa maneira de iniciar o melhoramento do gerenciamento de rotina, promover cultura de um ambiente de economia, organização, limpeza, higiene e disciplina aos colaboradores, fatores que elevam a produtividade.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com