TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas tarefas de gestão de pessoal

Tese: Novas tarefas de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 – Os novos desafios da Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é definida como um conjunto de habilidades, métodos, politicas, técnicas e praticas, que orientam o comportamento interno e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tendo como objetivo a valorização do funcionário, o desenvolvimento de ações relativas à avaliação, aperfeiçoamento, reciclagem profissional, plano de carreira, benefícios e motivações. Isso não só auxilia no crescimento profissional mas também colabora para o crescimento da organização.

E sua importância é manter um clima organizacional equilibrado, favorável e estável para o funcionário saber como lidar com adversidades. E também, para que haja uma melhor interação entre os departamentos.

A mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente. Com o objetivo, de se adequar as variações do mercado e criar um diferencial competitivo, procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço, minimizar seus custos operacionais, de satisfazer o seu consumidor e por consequência não dar espaço para o seu concorrente atuar, pois ter a preferencia do mercado é algo cada vez mais difícil.

Alguns fatores que forçam a mudança organizacional são: Quando seu produto pode ser substituído por um produto mais avançado e passar a ser rejeitado pelo mercado. Quando o seu concorrente adquiri uma tecnologia que venha a facilitar o processo de produção, diminuindo custos operacionais e o preço de venda, e a sua organização tem que se adequar ou é obrigada a vender mais barato se quiser continuar concorrendo, porem tendo menos retorno. Quando é preciso alterar os padrões de execução das tarefas e o funcionário que faz sempre da mesma forma durante anos, não quer se adequar com a nova realidade. Quando o funcionário tem medo de perder o seu emprego e ser substituído por uma pessoa mas nova que está mais apta com o novo processo. Entre outros fatores.

E é fundamental estabelecer o que irá mudar, como isso irá acontecer e quais são as vantagens e desvantagens. Além disso, é importante fazer um planejamento bem estruturado, analisar o que deve ser modificado, quais serão os benefícios, os reflexos que vão acontecer para a organização e avaliar a necessidade de um treinamento diferenciado para os funcionários. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com