TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nove áreas De Inteligência Segundo O PIM.

Casos: Nove áreas De Inteligência Segundo O PIM.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O Project Management Institute (PMI) foi criado em 1969 na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, por cinco fundadores: James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, A.E. "Ned" Engman e Susan C. Gallagher. O objetivo da organização era o de proporcionar um meio onde os gerentes de projeto pudessem se associar, compartilhando informações e discutir problemas comuns, no intuito de padronizar uma gerência de projetos.

O PMI é guiado por uma clara missão e por um conjunto de valores fundamentais que direcionam as ações e influenciam as expectativas das partes interessadas, com valores duradouros.

Publicado pela primeira vez pelo PMI em 1996, o Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), apresenta um conjunto de práticas em gestão de projetos, documentando e padronizando as práticas que são normalmente aceitas na gerência de projetos. Estas metodologias significam aplicar os conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas com o intuito de atender os seus requisitos, como escopo, prazo, custo e qualidade, conhecer normas e regulamentos da área de aplicação.

Neste trabalho será mostrada uma forma de como os processos do guia PMBOK podem ser organizados. Os processos são organizados por áreas de conhecimento e podem ser organizados em nove áreas que serão melhores detalhados nas seções seguintes.

2. Áreas de Conhecimento.

Uma área de conhecimento é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.

Existem nove áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.

Veremos abaixo o objetivo de cada área e quais são os seus processos.

2.1. Área de Conhecimento - Integração.

Esta área de conhecimento descreve os processos que integram elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Os processos dessa área são:

- Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.

- Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto.

- Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto.

- Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto.

- Realizar o Controle Integrado de Mudanças.

- Encerrar o Projeto ou Fase.

2.1.1. Termo de abertura do projeto (TAP)

Segundo o PMBOK (2008), desenvolver o termo de abertura do projeto é o desenvolvimento de um documento que, formalmente, autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas. Ele serve como linha de base para o trabalho do gerente do projeto. Contém diversas informações sobre o projeto, incluindo estimativas iniciais de qual o prazo destinado, recursos necessários e orçamento disponível (VARGAS, 2011).

3. Área de Conhecimento ? Escopo

Esta área descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.

Existem três processos de planejamento (três primeiros) e dois processos de controle e monitoramento (dois últimos). Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente se está tudo correto.

Os processos dessa área são:

- Coletar Requisitos.

- Definir o Escopo.

- Cria a EAP.

- Verificar o Escopo.

- Controlar o Escopo.

3.1. Documento de Requisitos do Projeto (DRP)

Segundo o PMBOK (2008), a documentação descreve como os requisitos individuais atendem às necessidades do negócio para o projeto. Esses podem começar em um alto nível e progressivamente se tornar mais detalhados, conforme mais detalhes são conhecidos. Antes das linhas de base serem estabelecidas, os requisitos devem ser não-ambíguos (mensuráveis e passíveis de testes), investigáveis, completos, consistentes e aceitáveis para as principais partes interessadas.

4. Área de Conhecimento - Tempo.

Está área descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Os cinco primeiros processos são de planejamento e apenas o último é de controle. Os processos de planejamento definem as atividades que vão para o cronograma, a ordem de precedência das atividades, determinam o tipo e a quantidade de recursos necessários, o tempo necessário para concluir as atividades, associam as atividades às datas do cronograma e por fim verificam se o andamento dos trabalhos está de acordo com o cronograma.

Os processos dessa área são:

- Definir Atividades.

- Sequenciar as Atividades.

- Estimar os Recursos da Atividade.

- Estimar as Durações da Atividade.

- Desenvolver o Cronograma.

- Controlar o Cronograma.

5. Área de Conhecimento - Custo.

Esta área descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

Os primeiros dois processos são de planejamento e os processos nesta área de conhecimento determinam o custo de cada atividade, levando em consideração o recurso alocado, além dos períodos de trabalho destes recursos, fazendo com que os custos de cada atividade sejam somados, gerando uma linha base de custos, permitindo o acompanhamento de sua execução de acordo com o orçamento definido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com