TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noçoes algoritimo

Resenha: Noçoes algoritimo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  Resenha  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 6

Noçoes algoritimo

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.[1]

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador[3], e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.

O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.

Pseudo linguagem

Pseudolinguagem é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.

Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entendê-los (independentemente da linguagem que utilizem).

No caso da língua portuguesa existam alguns interpretadores de pseudocódigo, nenhum tem a projecção das linguagens Pascal ou BASIC, que no caso da língua inglesa se assemelham bastante a um pseudo-código.

Um programa para compilar um código em portugol é o VisuALG ou Portugol Viana que podem ser baixados de qualquer site de busca como o Google.

Abaixo vemos o exemplo de um programa que faz a leitura de dez números e calcula a média dos números positivos:

VARIAVEIS

S,C,I,A,MD:Real;

INÍCIO

S ← 0;

C ← 0;

PARA I← 1 ATÉ 10 FAÇA

INÍCIO

Escreva ('Digite um número');

LER (a);

SE a >=0 ENTÃO

INÍCIO

S ← S+a;

C ← C+1;

FIM;

FIM SE;

FIM;

FIM PARA;

MD ← S/C;

ESCREVER ('A média é:', MD);

FIM.

Estrutura básica de um programa em C

Um programa é composto de uma ou mais funções. Sendo que a única função obrigatória é a main(). Esta é a primeira função a ser chamada toda vez em que o programa é executado. Toda função deve ter o seu nome precedido de parênteses “()”,indicando que se trata de uma função. Os símbolos “{“ e “}” representam o inicio e o termino da função respectivamente. O programa abaixo mostra a estrutura básica de um programa escrito em C. A palavra reservada void na frente da função main() indica que ela não retorna nenhum valor.

Observando o programa acima podemos perceber que existem duas formas de comenta-lo. O primeiro é utilizando duas barras “//” que comenta todo o código contido naquela linha e não há necessidade de fecha-la. O segundo é usando os caracteres /* e */ que comentam todas as instruções localizadas entre eles. Quando comentamos uma instrução estamos na realidade impedindo que elas sejam compiladas.

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas cada uma das quais pode ser executada mecanicamente. Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”.

Tipos Primitivos

Os primitivos são atômicos, não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns relacionam-se diretamente a sua representação interna, no mesmo caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.

Tipos de dados

O computador é um dispositivo eletrônico que, em seu nível mais elementar, reconhece apenas dois estados elementares. todos os dados de um computador precisam ser representados com base em um sistema de numeração binário, onde apenas dois valores diferentes são distinguidos. esses dois estados são representados como 0 (zero) e 1 (um) e são chamados de dígitos binários

Tipos numéricos

Os numéricos é um dos primeiros implementados pelas linguagens de programção. Qualze todas linguagens oferece representações dos números inteiros, como representações dos numeros reais. As representações computacionais desses tipos são apenas aproximações desses conjuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com