TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Ciências Sociais

Trabalho Escolar: Noções De Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DA AULA 5

As desigualdades sociais são construídas por um conjunto de relações que envolvem várias esferas da vida social. Portanto, no que se refere às desigualdades sociais no Brasil, é CORRETO afirmar que:

a) o desemprego pode ser explicado pela política econômica adotada no país, desde o período colonial.

b) o desenvolvimento industrial contribuiu para o aumento das desigualdades sociais no país, pois favoreceu o acúmulo de capital por parte de todas as classes sociais.

c) a distribuição de renda é uma forma de diminuir as desigualdades nos estratos sociais menos favorecidos pelo processo produtivo.

d) as condições precárias na educação, na saúde, na moradia e na assistência social são decorrentes da ausência de bens e serviços no país.

e) a desigualdade étnica é bastante significativa, e, para diminuir todas essas diferenças, foram criadas as políticas.

Resposta: letra c

ATIVIDADE DA AULA 6

A influência cultural não se exerce apenas sobre as elites, mas sobre a massa. Chegou por meio do cinema, das histórias em quadrinhos, da música popular, do rádio e da TV, não pela literatura, pela filosofia ou pela ciência.

Foram os meios de comunicação de massa, e os produtos do consumo, que deram o tom dessa influência.

Após a análise do texto acima, é correto afirmar:

a) o processo de integração mundial, chamado globalização se dá através das relações econômicas entre os países que se organizam em blocos, não tendo portanto uma dimensão política, social e cultural.

b) a globalização lida com mentalidades, hábitos, estilos de comportamento, usos e costumes e com modos de vida. Lida com a massificação e a homogeneização cultural.

c) a solidariedade é uma característica fundamental do processo de globalização, em virtude da interação cultural entre povos e nações e do encurtamento das distâncias.

d) a influência cultural não ocorre na fase da infância, visto que a criança não tem habilidade de incorporar valores a não ser os transmitidos pelo ambiente familiar.

Resposta: letra b

ATIVIDADE DA AULA 7

Leia o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização. “Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald’s. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips.”

Sobre esse processo, é incorreto afirmar:

a) A globalização é um processo, ainda em curso, de integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com