TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE BELEZA INATINGÍVEL IMPOSTO PELA SOCIEDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS; NA CONCEPÇÃO DE AUGUSTO CURY

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

CURSO DE DIREITO

EWELIN JANAÍNA DE MOURA LEIRIA

O CONCEITO DE BELEZA INATINGÍVEL IMPOSTO PELA SOCIEDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS; NA CONCEPÇÃO DE AUGUSTO CURY

Caxias do Sul 2013


EWELIN JANAÍNA DE MOURA LEIRIA

O CONCEITO DE BELEZA INATINGÍVEL IMPOSTO PELA SOCIEDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS; NA CONCEPÇÃO DE AUGUSTO CURY

Projeto de Pesquisa de artigo exigido como requisito para a aprovação na disciplina Seminários de Pesquisa, ministrada pelo Prof. Ms. Robledo Luza, do Centro de   Filosofia e Educação da Universidade de  Caxias do Sul.

Caxias do sul 2013.



SUMÁRIO

 SUMÁRIO        3

1 OBJETIVOS        5

1.1 OBJETIVO GERAL:        5

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:        5

2 PROBLEMA DE PESQUISA        5

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO:        5

2.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:        6

2.3 HIPÓTESES:        6

3 REFERENCIAL TEÓRICO        6

4 MÉTODO        6

5 JUSTIFICATIVA        6

 6 PLANO DE DESENVOLVIMENTO        6

 7 CRONOGRAMA        7

 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


INTRODUÇÃO

A Teoria de Augusto Cury apresentada nesta obra, o chamado (Pib) Padrão Inatingível de Beleza é abordada de uma forma curiosa e esclarecedora, seus questionamentos e intervenções a psique humana levantam a questão de conhecimento geral mas pouco       esclarecida.A constante insatisfação com o corpo e com a vaidade excessiva que tem levado milhares de pessoas a serem infelizes e depressivas.Revela que estamos em uma ditadura onde só é considerado Belo aquele que se encaixa no perfil dos desfiles, na TV o cinema enfim, muitas pessoas não conseguem levar uma vida plena e feliz por acreditar que só estarão completas quando pesarem 30% menos.Destroem sua autoestima, saúde física e mental adquirindo doenças de cunho psicológico como depressão, bulimia nervosa, anorexia.

         Revela que a pior ditadura é aquela que nos controla por dentro, a que distorce nossa crítica e percepção de realidade.O objetivo da ditadura da beleza é promover inconscientemente a insatisfação e não a satisfação.pois uma pessoa satisfeita, bem-humorada, tranquila, não é consumista consome de maneira inteligente, não precisa viver a paranoia de trocar continuamente de celular, de carro, de roupas, de sapatos.Todavia, pessoas insatisfeitas projetam sua insatisfação no Ter.Consomem cada vez mais, porém sentem cada vez menos.

Portanto com sua publicação o autor nos remete a buscar novas respostas  o  assunto, mexe com nossa curiosidade ao tratar de um tema tão atual; Cury nos faz compreender que a beleza está nos olhos de quem vê e que devemos ter um romance com nossa própria história, pois cada ser humano é um personagem único no palco da existência.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL:

Apresentar aspectos que caracterizam o conceito de “Pib”, Padrão de beleza inatingível como um Viris danoso a psique humana, conforme apresentado por Augusto Cury, em sua obra A Ditadura da beleza e a revolução das mulheres.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar as noções gerais que fazem o conceito de Beleza ser meramente um padrão onde todos devem se encaixar ou ficar de fora da Nata da beleza como nos mostra a obra de Augusto Cury.

       Caracterizar os tipos de erros cometidos pelo ser humano no que se refere ao Belo e aceitável.

       Apresentar possíveis formas de pensamentos, que nos fariam mais felizes tornando mais aceitável a diversidade humana.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO:

Conforme Cury, quem criou este padrão foi o sistema capitalista, o qual também trouxe algumas vantagens importantes, porque nos deu liberdade dentro da liberdade democrática para ir e vir e se expressar; mas, infelizmente, também trouxe algumas sequelas gravíssimas, dentre as quais a síndrome PIB (Padrão Inatingível de Beleza), sendo que o sistema nos impõe a exceção genética, pois, apenas uma em cada dez mil mulheres(e homens) tem o contorno do nariz, dos olhos, do rosto, do quadril que é completamente diferente da média das mulheres, e fazem isso para vender produtos e serviços, e essas modelos de beleza acabam arquivadas no inconsciente das pessoas pelo fenômeno RAM (Registro Automático da Memória), que vai arquivar uma imagem que se tornará uma janela"killer", ou seja, uma zona de conflito que assassina o prazer de viver, a tranquilidade, a serenidade, a relação com a autoimagem, então, daí o fato de o sistema capitalista em todos os meios de comunicação, seja no cinema de Hollywood, nas TVs, nas revistas femininas, no marketing de modo geral usar a exceção genética: modelos magérrimos.há centenas de milhões de pessoas infelizes na terra: com depressão, anorexia nervosa, emagrecendo igual aos famintos da África, embora tenham a mesa farta; morrendo de fome ou de bulimia; provocando vômitos depois que comem, porque têm sentimentos de culpa por medo de engordarem, enfim, tendo uma autoestima dilacerada?

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

Por que o (Pib)Padrão de beleza Inatingível pode ameaçar a felicidade humana? E o que a indústria e o mundo da moda faturam com isso?

  1. HIPÓTESES:

A hipótese considerada será de que A vaidade excessiva pode empurrar milhões de pessoas para um caminho que ao invés da perfeição, tudo o que conseguem alcançar é a própria insatisfação, além de representarem graves riscos a felicidade humana.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Para tratar desta questão, serão utilizadas como principais referências teóricas as obras A Ditadura da beleza e a Revolução das mulheres de Augusto Cury. Além desta, serão  utilizadas, como fontes secundárias, as obras A personalidade neurótica de nosso tempo de Karen Horney. Transtornos alimentares e Obesidade de Maria Tereza Zanella e A escravidão das dietas de Cecile Rausch Herscovivi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com