TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL PRÉ-SILÁBICO II

Trabalho Universitário: NÍVEL PRÉ-SILÁBICO II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  2.552 Visualizações

Página 1 de 4

OS NÍVEIS DA ESCRITA

Segundo Emília Ferreiro, o processo da escrita ultrapassa os limites da escola. Envolve origem, cultura, saberes e tudo deve ser considerado no processo de aprendizagem.

Numa sociedade alfabética, ensinar a criança a escrever silabicamente implica no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. De início, a criança entende a escrita como símbolos, códigos e constrói ao mesmo tempo um poderoso esquema interpretativo, essa construção cognitiva que envolve a criança é chamada de fases da alfabetização.

Sabemos que a criança passa por uma série de passos ordenados antes que compreenda a natureza de nosso sistema alfabético de escrita, e que cada passo caracteriza-se por esquemas conceituais específicos. Esses esquemas implicam sempre um processo construtivo nas quais as crianças levam em conta parte da informação dada, e introduzem sempre, ao mesmo tempo, algo de pessoal. O resultado são construções originais, tão estranhas a nosso modo de pensar, que, à primeira vista, parecem caóticas, mas é o caminho para o desenvolvimento da leitura e escrita.

FASES DA ALFABETIZAÇÃO

No processo de aquisição da leitura e escrita, a criança passa por quatro fases ou níveis, conforme segue:

• Fase Pré-silábica;

• Fase Silábica;

• Fase Silábica-alfabética;

• Fase Alfabética.

FASE PRÉ-SILÁBICA

A fase pré-silábica é dividida em três níveis ou momentos:

Pictórica

A criança registra garatujas, desenhos sem figuração e, mais tarde, desenhos com figuração. Normalmente, a criança que vive em um ambiente urbano, com estimulação linguística e disponibilidade de material gráfico (papel e lápis) começa a rabiscar e experimentar símbolos muito cedo (por volta dos dois anos). Muitas vezes, ela já usa a linearidade, mostrando uma consciência sobre as características da escrita.

Grafismo Primitivo

A criança registra símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. Já demonstra linearidade e utiliza o que conhece do meio ambiente para escrever (bolinhas, riscos, pedaços de letras). Nesse momento, há um questionamento sobre os sinais escritos. Ela pergunta muito ao adulto sobre a representação que vê em sua comunidade.

Pré-Silábica Propriamente Dita

Nessa fase, a criança começa a distinguir letras de números, desenhos ou símbolos e reconhece o papel das letras na escrita. Percebe que as letras servem para escrever, mas não sabe como isso ocorre. Este nível da fase pré-silábica está dividido em dois momentos: Pré-silábico I e Pré-silábico II.

• Pré-silábico I: a criança começa a perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Assim, em um primeiro momento, ela tenta se aventurar pela escrita por meio da reprodução de rabiscos e desenhos, o que para ela constitui aquilo que é dito.

• Pré-silábico II: a criança passa a reconhecer algumas letras, sobre tudo as que formam seu nome, e a utilizar essas letras conhecidas na tentativa de escrever várias palavras diferentes. Aqui a criança já sabe que uma palavra é formada por várias letras (no mínimo três), mas ainda não se preocupa com a posição de cada letra, utilizando-as aleatoriamente.

PRÉ-SILÁBICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com