TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ANEL DE THOMPSON

Por:   •  24/6/2016  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PROCESSOS AMBIENTAIS - ELETRICIDADE

PROF. FAUSTO H. MATSUNAGA

DATA:17/06/2016

JENIFFER SPONTAO DA SILVA

ANEL DE THOMPSON

Com objetivo de verificar o principio de funcionamento e explorar os conceitos físicos, verificamos um experimento chamado “Anel de Thompson”, é a ''levitação magnética'' de uma argola de alumínio. O anel é posicionado ao redor de um longo núcleo de ferrite, instalado em uma bobina que é alimentada com tensão alternada. Quando acionado já com o anel e com tensões variando, verificou-se o comportamento da altura atingida pelo anel em função da voltagem aplicada. Quando uma corrente AC passa através do solenoide o anel irá saltar. Fenômeno baseado na lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética.

Pode ser aplicados em soldas elétricas, fornos de indução e chifre elétricos.

[pic 2][pic 3]

Referências:

Unicamp, disponível em:< www.ifi.unicamp.br/        

Feira de ciências, disponível em:< www.feiradeciencias.com.br/

 

GERADOR ELETRICO (DINAMO)

O dínamo é um gerador de eletricidade, tem o obtivo de transformar energia mecânica em energia elétrica, é feito de um ímã fixo em um eixo móvel, sendo que ao redor dele tem uma bobina, um extenso fio enrolado em espiras  feito de material condutor elétrico de cobre, sem que haja contato físico entre a bobina e o ímã. O seu rotor gira através de força motora. As bobinas do induzido estão dispostas de forma a cortarem, em ângulo reto, as linhas de indução do indutor esse movimento gera força eletromotriz. Podem ser utilizados dois tipos de dínamos o de corrente continua num só sentido, e alternada. O seu funcionamento é realizado pelo fenômeno da indução eletromagnética num quadro plano que gira em campo magnético constante, pode ser explicado pela Lei de Lenz, estabelece que o sentido da corrente induzida é oposto da variação do campo magnético que a gera, sendo assim variação de um campo eletromagnético gera corrente elétrica. Essa captação da corrente para fora do quadro é feita por um dispositivo chamado coletor. Os principais componentes de um dínamo são: Campo eletromagnético, Comutador, Eixo , Quadro, Ventoinha, Armadura, Bobina e Escova

Atualmente, os dínamos são utilizados em aplicações de pequena potência, como para referir os pequenos geradores usados nas bicicletas, lanternas, carregadores de dispositivos eletrônicos ou rádios de emergência.

[pic 4][pic 5]

Referências:

Info escola, disponível em:< http://www.infoescola.com/

Wikinerdia, disponível em:< http://www.wikienergia.pt/

FREIOS MAGNETICOS

A experiência feita no laboratório sobre freios Magnéticos nada mais é que uma placa metálica oscilando entre os dois polos de um eletroímã, gerando uma variação do fluxo magnético através da placa. Essa variação do fluxo magnético através da placa fará, de acordo com a lei de indução de Faraday, surgir o aparecimento de uma corrente elétrica na própria placa. Estas correntes induzidas, que aparecem em circuitos fechados que oscilam em um plano perpendicular a um campo magnético são chamadas de corrente de Foucault, ou correntes parasitárias. Esta corrente, por sua vez, também gera um campo magnético que se opõe ao campo magnético indutor (lei de Lenz), fazendo a placa parar de balançar em pouco tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (507.9 Kb)   docx (428.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com