TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AQUECIMENTO GLOBAL

Por:   •  11/9/2019  •  Dissertação  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

O AQUECIMENTO GLOBAL

O efeito estufa potencializado pelo homem é a grande causa do aquecimento global, portanto é deveras importante entender como esse processo natural funciona:

[pic 1]

Efeito estufa é o processo natural que mantem uma temperatura ideal para a formação de vida na terra, é causado pelo agrupamento de gases como o O3, CO2,CFCS,CH4,N2H,que retêm parte do calor derivado dos raios solares na atmosfera, funcionando como um espelho: os raios entra na atmosfera, refletem na terra, encontram essa camada de gases e são refletidos novamente, até determinado período onde  se dissipam no espaço.

A indústria pecuária, a queima de gases e de carvão mineral, o desmatamento, as ilhas de calor, em suma o processo de globalização, é o grade responsável pelo aumento excessivo do efeito estufa e assim, do aquecimento global.

Porem, nos dias de hoje há pessoas que não acreditam em sua presença, por isso o aquecimento global é um tema controverso e muito discutido, podemos separar em três grandes fatores, os causadores dessas desavenças: o efeito estufa, que não é bem compreendido, a influencia das grandes industrias e aqueles que não acreditam no homem como causador desse mal.

Nos dialetos a favor, ou seja, aqueles que acreditam na presença do aquecimento, a principal defesa é uma comparação das fases da terra, antes e depois, da chegada de grandes indústrias. Os cientistas culpam a mídia e a politica pelas inibem esses fatos.

“É difícil fazer com que um homem entenda algo quando seu salário depende de que ele não o faça” (citando Upton Sinclair)no livro : uma verdade inconveniente de Albert Arnold Gore jr..).

Numa analogia simples, o mundo estava em harmonia, mas a chegada das grandes indústrias e a falta de consciência ecológica na época da revolução industrial foi o começo do caus.

Nos últimos 150 anos a temperatura media global aumentou em cerca de 0,7°c, o que aparentemente não representa uma diferença significativa, porem essa diferença, já é responsável por grande parte do derretimento das calotas polares e todo o colapso que ocorre nas regiões de extremo frio, como a diminuição do lar de espécies e a dificuldade das mais sensíveis a se adaptar ao aumento.

 A nosso ver essa diferença é quase imperceptível, pois, somos uma espécie de fácil adaptação e uma grande maioria e acostumada com climas mais quentes, o problema é que, o derretimento das calotas pode nos afetar também, principalmente nas regiões litorâneas onde o aumento do nível do mar pode extinguir inclusive centros históricos, si é que já não foram extintos por falta de verbas, atenção.

É verídico no olhar da ciência que, o aquecimento levará e extinção de ecossistemas e geleiras, como as do Himalaia ou da Groelândia, haverá uma “troca de valores”, locais como a Amazônia devem virar savanas, e a falta de agua potável deve ser o fim de vaias espécies, em contradição a isso o nível do mar deve aumentar cobrindo ilhas e toda atual região costeira. Mesmo com os alertas, grande parte da população não acredita na existência do aquecimento global.

É avaliada também a posição do homem para a contribuição ou não no aquecimento:

“Existem evidências que o clima, entre cerca de 800 a 1200 D.C., era mais quente do que o de hoje. Naquela época, os Nórdicos (Vikings) colonizaram as regiões do Norte do Canadá e uma ilha que foi chamada de Groelândia e que hoje é coberta de gelo. Entre 1350 e 1850, o clima se resfriou, chegando a temperaturas de até cerca de 2°c inferiores às de hoje, particularmente na Europa Ocidental. Esse período é descrito na Literatura como “Pequena Era Glacial”. Após 1850, o clima começou a se aquecer lentamente e as temperaturas se elevaram. Portanto, não há dúvidas que ocorreu um aquecimento global nos últimos 150 anos. A questão que se coloca é se o aquecimento observado é natural ou antropogênico?”(trecho do texto: AQUECIMENTO GLOBAL: uma visão critica; De Luiz Carlos Baldicero Molion).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com