TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO JORNALISMO

Por:   •  5/12/2022  •  Artigo  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA[a]

CURSO DE JORNALISMO

DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PROFESSORA MS. ANAISA ALVES DE MOURA

LÍVIAN DE SOUZA BARBOSA MATOS

MÍDIAS SOCIAIS; UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA PARA O JORNALISMO DIGITAL

SANTA QUITÉRIA – CE

2022

LÍVIAN DE SOUZA BARBOSA MATOS

MÍDIAS SOCIAIS; UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA PARA O JORNALISMO DIGITAL

Artigo apresentado a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica como requisito obrigatório a obtenção da nota da terceira AP sob a orientação da professora

 Ms. Anaisa Alves de Moura.

SANTA QUITÉRIA - CE

2022

LÍVIAN DE SOUZA BARBOSA MATOS

Artigo apresentado a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica como requisito obrigatório a obtenção da nota da terceira AP sob a orientação da professora Ms. Anaisa Alves de Moura.

Artigo aprovado em: _____________/_____________/____________

ORIENTADORA

___________________________________________________________________________

Professora Ms. Anaisa Alves de Moura

SANTA QUITÉRIA – CE

2022

MÍDIAS SOCIAIS; UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA PARA O JORNALISMO DIGITAL

Lívian de Souza Barbosa Matos [1]

Anaisa Alves de Moura [2]

RESUMO[b] 

Neste artigo pode-se analisar e discutir a funcionalidade do meio digital de produzir, diversificar e potencializar a produção de conteúdo jornalístico, através das mídias sociais. Na década de 90, o jornalismo digital se limitava a digitalização do material impresso. Visando isso, o objetivo principal deste artigo, se baseia em mostrar como na atualidade e através das plataformas digitais, existe a facilidade de transmitir informações sobre conteúdos diversos fazendo o uso de recursos multimidias e com alcance maior. Perante o que já foi citado surge a seguinte indagação: O uso das redes sociais, passará a ser indispensável para o jornalismo digital? Neste[c] estudo poderá observar-se que este meio de comunicação vai ganhando cada vez mais espaço e tornando-se prioridade no uso de profissionais e consumidores da indústria jornalística. Assim, gerando cada vez menos a procura pelo jornalismo tradicional.

PALAVRAS-CHAVE:

 Jornalismo digital. Mídias sociais. Redes sociais. Multimidias

1 INTRODUÇÃO[d] 

             Esse artigo intitulado como “Mídias sociais; uma ferramenta necessária para o jornalismo digital.”, é uma análise feita sobre a importância e o impacto das redes sociais no Jornalismo Digital, exemplificando como uso das plataformas digitais revolucionou e potencializou tudo o que já havia sido feito. O uso de novos meios de comunicação para a prática de Jornalismo, fez com que uma “linguagem” própria surgisse, porém, sempre mantendo o cuidado sobre a veracidade. Com isso, pode-se questionar: O uso das redes sociais, passará a ser indispensável para o jornalismo digital?

               Pode-se concordar que atualmente, a maior interação digital é feita através das redes sociais, pois quase todo ser-humano tem um perfil/ conta em alguma plataforma. Com isso, ficou indispensável o Jornalismo não reconhecer a importância de se usar os recursos digitais. Tendo em vista que o meio mais rápido e amplo de levar informações e notícias. Visando isso, o objetivo principal deste artigo, se baseia em mostrar como na atualidade e através das plataformas digitais, existe a facilidade de transmitir informações sobre conteúdos diversos fazendo o uso de recursos multimidias e com alcance maior.

              Justifica-se o tema com base em análise e observações de grandes sites de noticiários e seus respectivos perfis nas redes sociais. O novo meio de comunicação vai ganhando cada vez mais espaço e tornando-se prioridade no uso de profissionais e consumidores da indústria jornalística. Assim, gerando cada vez menos a procura pelo jornalismo tradicional. 

              Para realização desse artigo, utilizou-se da metodologia com base em conceitos de autores, tais como, Díaz Noci (2008), Palácios (2008), Mielniczuk, (2008), Gonçalves (2002), entre outros. A partir dos estudos desses autores, pode fundamentar e enriquecer esta pesquisa. A análise acerca do objetivo, foi formada com conceito dos estudiosos e completada com informações relevantes e recentes.

O presente trabalho está assim estruturado: 1. Introdução; 2. Referencial Teórico; 2.1 Jornalismo Digital; 2.2 O uso das redes sociais na prática do Jornalismo.; 3. Metodologia; 4. Considerações Finais; 5. Referências Bibliográficas; 6. Anexos; 7. Apêndices

Considerando tudo apresentado, pode-se concluir que o Jornalismo não sofreu perca por se adaptar a uma nova forma, pelo contrário, tornou-se ainda mais acessível e atraente para todas as faixas etárias. As redes sociais estão levando informação a lugares que o papel não poderia chegar. Por isso, o digital está sendo incluso em todas as áreas. [e]

  1. REFERENCIAL TEÓRICO[f]

2.1     JORNALISMO DIGITAL

Jornalismo digital ou ciberjornalismo, é o novo meio ou forma do jornalismo usado na Internet.  Uma forma de apresentar de maneira diferente do jornalismo. Com a aparição do jornalismo digital surgiu uma nova forma de apurar, produzir e distribuir conteúdo jornalístico. Tendo início em 1994, o jornalismo digital é um fenômeno. O estudo desse novo meio começa em vários países, visto a potência de comunicação (correio eletrônico, listas de discussão, fóruns, blogs, etc.) aproximando sobremaneira pesquisadores. A expansão destas novas formas de comunicação global favoreceu o conhecimento mútuo de diferentes grupos de pesquisa, possibilitando a formação de redes cada vez mais amplas e coesas (NOCI,PALACIOS, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (309.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com