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O AVIADOR - SINOPSE

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Por:   •  7/10/2013  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  873 Visualizações

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O filme conta a história de Howard Hughes interpretado por Leonardo DiCaprio, texano milionário, cineasta excêntrico e pioneiro da aviação nos Estados Unidos. A história aborda sua vida principalmente entre os anos 20 e 40, começando em 1930, durante a produção do filme Hell´s Angels. Filho de um inventor texano que morreu quando o filho tinha apenas 18 anos, Howard herdou 75% das ações de uma empresa. Howard Hughes ficou milionário do dia para noite devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema.

Howard Hughes Investia muito dinheiro nesta indústria sem ter dom ele era muito novo, poucos lhe davam o respeito merecido, somente aqueles mais íntimos lhe falavam o que realmente pensava. Ele também utilizou o dinheiro para conciliar uma carreira de diretor de cinema e construir um verdadeiro império da aviação nos EUA, tudo sempre muito grandioso e caro, também se envolveu com Katharine Hepburn e Ava Gardner.

Este filme trata de forma sucinta de como Freud entendeu a formação da neurose obsessiva. O personagem de Leonardo di Caprio, interpreta um neurótico obsessivo que, ao longo do filme, passou a apresentar sintomas cada vez mais evidentes e recorrentes, limitando, depois de certo tempo, muito sua vida social, até praticamente interromper a brilhante carreira.

O filme não deixa bem claro qual seria o trauma que levou Howard a desenvolver este transtorno. Porém, logo no início do filme, na primeira cena, temos uma pista de uma situação que pode ter algo a ver com o ocorrido. Howard aparece nu em frente a sua mãe (afeto: sedução e/ou vergonha), que está ajoelhada, lhe dando banho, enquanto pergunta ao menino se ele está ciente do que algumas doenças epidêmicas da época podem fazer com ele, dizendo-lhe que não está a salvo (uma fala que o situa como condenado à finitude, pois quem não estaria condenado à finitude, estaria salvo, mas nesse caso não poderia ter nenhuma mancha, cicatriz terrena, teria que ser etéreo, viver no ar, voar) e que deve se cuidar, pois elas não atingem somente negros e fazendo-o soletrar a palavra “quarentena” algumas vezes, aparecendo aí a sua dívida para com o Outro: não ter manchas. Esse ato de soletrar esta palavra irá acompanhá-lo pelo resto de sua vida, quando entra em crise. O banho pode ser algum tipo de indício de necessidade de purificação das doenças.

Ele foi desenvolvendo transtornos como o nojo, o asseio e a vergonha. O superego limita e comanda toda e qualquer ação do ego restando-lhe apenas obter satisfação por meio dos sintomas. No início da história, praticamente nenhum dos sintomas aparece. Uma ou outra cena dão algumas dicas do que está por vir. No entanto, após a primeira hora de filme, os atos compulsivos começam a se diversificar e aparecer cada vez mais. Começamos a perceber esses atos quando Howard está na sala de edição, conferindo a montagem de seu filme “Hell’s Angels” e percebe uma pequena sujeira na poltrona, sentindo-se um tanto incomodado com ela, mas sem nenhuma reação ativa. Mais adiante, durante um jantar, um de seus amigos encosta as mãos em seu prato para pegar uma pequena bala, fazendo com que Howard simplesmente desista de comer.

Aos poucos, as situações começam a ser mais comuns e a se diversificar. Aparece o ritual de usar somente o seu próprio sabonete, lavando as mãos repetidas vezes sem parar, até sangrar. As constantes vezes em que Howard coça a perna com força e as piscadas de olho muito mais intensas e repetitivas do que o normal são algumas outras atitudes obsessivas que começam a aparecer, sua doença parece progredir ao longo dos anos.

Chegou ao ponto de sua mulher ir embora, ela o trocou por outro homem, ele queima todas as roupas dela e, em seguida, as suas próprias, uma pilha, queima todas as roupas que possui na casa, como se quisesse se purificar de toda aquela sujeira encontrada na mulher. Chega a um ponto quem que não suporta mais nem mesmo cicatrizes ou batom em mulher alguma, provavelmente por fazer associação com sujeira de alguma forma. Howard já não consegue nem mesmo encostar nas maçanetas do banheiro. Ao lavar compulsivamente as mãos, aguarda que alguma outra pessoa entre no local, para que possa aproveitar a porta já aberta e sair. Tudo dissimuladamente, por sinal, pois não suporta a idéia de que saibam que ele apresenta este tipo de comportamento. A questão também afeta o comportamento verbal de Hughes, quando, em uma das cenas mais desesperadoras do filme, começa a repetir incessantemente a frase “show me all the blueprints” (mostre-me todos os projetos), tendo que se retirar do local e se isolar em uma sala, simplesmente por não conseguir parar de falar. Já na parte final do filme, chegamos a um ponto onde absolutamente cada uma de suas ações é previamente calculada. Até mesmo a angulação da garrafa de leite que irá beber deve ser medida, para que possa tirar a tampa apenas com a mão designada como “certa”. Se qualquer coisa, qualquer detalhe, sai um pouco que seja fora do esperado, todo o processo deve ser repetido desde o início.

A neurose obsessiva se explica por meio dos mecanismos de defesa do ego, que podem acabar fracassando e irrompendo em uma neurose segundo o afeto em uma neurose, trata-se do fracasso do recalque, mas o recalque não é um simples mecanismo de defesa, pois o recalque é estruturante) sobre o afeto: na neurose, o recalque é recalque de uma idéia, a idéia será carregada de afeto, a idéia é causa, o afeto veio depois, como defesa. (ou também segundo o conteúdo mnêmico, forma que não será trabalhada aqui). Quando isso ocorre, o afeto referente à auto-acusação pode transformar-se em afetos desagradáveis, trazendo à tona vergonha ou nojo, por exemplo.

Além destes sintomas, a neurose constrói alguns outros, chamados de “defesa secundária”, na constante tentativa do ego de tentar afastar quaisquer sinais da lembrança traumática, E é justamente esta defesa secundária que se caracteriza pelas ações e pensamentos obsessivos, indo desde medidas de precaução, até os atos cerimoniais propriamente ditos. Além disso, aparecem em estados de dúvida extrema ou em vida de excentricidades e mania.

No filme podemos ver que todo e qualquer detalhe na construção de um avião ou na elaboração de

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