TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Administrador Moderno

Casos: O Administrador Moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

As constantes transformações no ambiente que permeia o administrador, o obrigam a passar por uma mudança cultural. O gestor que antes visava somente à eficiência e eficácia, que acompanhava o ritmo mecanicista do Taylorismo e da Ênfase na Estrutura Organizacional e que estava acostumado a ser apenas um "solucionador de problemas", hoje necessita ser proativo, estar em inteira relação com o seu meio e entender de diversos conceitos referentes a várias áreas, pois a complexidade das organizações e o atual cenário competitivo exigem isto.

O Administrador de antigamente, que tinha como base as teorias clássicas, onde a organização tinha uma visão reducionista, fechada e inflexível, assumia o papel de mero "solucionador de problemas", muitas vezes não sabendo o porquê de se estar realizando determinada tarefa. Atualmente, na Era da Informação, onde o ambiente dita o ritmo e o andamento dos processos de uma empresa, ele necessita estar diretamente conectado com o meio ao seu redor, sabendo captar, filtrar, transmitir e utilizar essas informações, seja para aproveitar as oportunidades, seja para prevenir as possíveis ameaças. Saber gerir o conhecimento é fundamental diante de um ambiente altamente competitivo, mutável e veloz.

O Gestor atual deve ser, também, um verdadeiro líder. As pessoas constituem o recurso mais valioso dentro de uma organização, sem elas nada acontece. Elas são o capital intelectual de uma empresa e devem ser administradas diligentemente. Para isso, é fundamental que o administrador seja um líder capaz de motivar, compartilhar conhecimento, transmitir informação, recompensar e ter um ótimo relacionamento interpessoal. O diferencial das empresas são os seus colaboradores e a organização sozinha não consegue alcançar seus objetivos, daí a importância de se ter uma liderança pelo exemplo, afim de que se conquiste uma equipe de qualidade, que coopere e saiba trabalhar em conjunto.

Diante da complexidade atual das organizações, o administrador lida com diversas áreas da gestão, devendo, por conta disto, dominar vários conceitos. As competências do administrador envolvem habilidades inerentes à sua função. Ele deve possuir capacidades técnicas, para saber fazer, humanas, para trabalhar com pessoas e, por fim, conceituais, para entender a missão, visão e a estratégia organizacional.

O foco no cliente e a gestão social são outros fatores que o gestor moderno deve considerar. O consumidor e a sociedade estão cada vez mais exigentes e cobram das organizações mais do que apenas oferecerem um produto e cumprirem com suas obrigações fiscais e tributárias. É preciso disponibilizar ao mercado um produto ou serviço que supere suas expectativas e considere as questões ambientais, além do papel social por parte das empresas, amparando a sociedade ao seu redor em questões como educação, saúde, emprego, esporte e lazer.

Portanto, diante de um ambiente em intensa transformação, altamente competitivo, complexo e que transmite informações constantemente, ao alcance de todos e cruciais para as organizações, o gestor moderno deve estar relacionado com o seu entorno, acompanhando essa evolução e sabendo gerir todo o conhecimento adquirido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com