TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Escolar

Exames: O Ambiente Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

A elaboração deste trabalho tem como finalidade deixar clara a importância do profissional pedagogo em educação. Diante do atual contexto e das constantes mudanças que aconteceram na sociedade, este profissional vem enfrentando vários desafios frente às novas realidades postas pelo sistema educativo. Apresentou também diversas mudanças em relação as suas habilidades dentro do ambiente escolar.

Encontra-se hoje, profissionais vindos de várias habilitações do curso de pedagogia, devido às várias modificações no campo educacional e social. Exigindo desse profissional um conhecimento amplo da atual sociedade voltada aos novos mecanismos tecnológicos educacionais.

Seu trabalho é realizado em espaços escolares e não escolares que tem a docência como base, nesta perspectiva a docência é compreendida como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos pedagógicos.

O pedagogo deve ser um profissional comprometido com a mediação e a organização do trabalho escolar. Sua participação na gestão de processos educativos, na organização e funcionamento das instituições de ensino, com a perspectiva de uma organização democrática.

Portanto, é fundamental que todos possam reconhecer e valorizar a identidade do profissional pedagogo, pois, ele oportuniza a interação de todos os envolvidos no ambiente escolar (alunos professores, pais, direção). Auxiliando e motivando o professor na busca e no desenvolvimento de novos conhecimentos e novas práticas de ensino. É central também o seu conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa de promover, com equidade, educação, voltada a cidadania, garantindo que todos possam participar coletivamente do processo educacional.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »