TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Andamento Das Investigações Contra A Avon

Artigos Científicos: O Andamento Das Investigações Contra A Avon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Como já comentado aqui no blog, a Avon está, desde 2008, sendo investigada pelas autoridades americanas por possíveis subornos a autoridades estrangeiras em suas operações.

Hoje, 31/10/2013, a Avon anunciou que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) ofereceu, no mês passado, um acordo para encerrar o processo de violação contra a Lei Americana Anticorrupção no Exterior (FCPA) com multas que são “significativamente maiores" do que os US$ 12 milhões que a empresa havia oferecido em junho.

Anunciou também que o Departamento de Justiça (DOJ) pode propor penas ainda mais altas e que, caso isso aconteça, suas receitas, fluxo de caixa, e os negócios em andamento serão "materialmente afetados negativamente”.

A Avon, no entanto, não divulgou qual o valor que a SEC está pedindo para resolver o caso.

Voltando um pouco no tempo, quando a história começou...

Década de 1990:

China impõe restrições à venda direta, o que força a Avon a comercializar seus produtos através de lojas e boutiques.

2006:

Avon ganha primeira licença da China dada a uma empresa ocidental para vender produtos porta-a-porta.

2008:

Avon voluntariamente se autodenuncia para o DOJ e a SEC sobre possíveis violações da Lei Americana Anticorrupção no Exterior (FCPA) e abre uma investigação interna sobre o pagamento de despesas promocionais impróprias (viagens, entretenimento e outras despesas), mas não diz se a investigação envolve despesas para os reguladores chineses envolvidos na decisão de 2006.

2010:

Avon coloca três executivos na China e outro em Nova York em licença administrativa. A investigação agora envolve "uma dúzia ou mais países".

2012:

Janeiro:

Cramb é demitido da Avon sob acusação de estar envolvido com os subornos.

Fevereiro:

Wall Street Journal (WSJ) informa que o DOJ foi a júri com evidências de violações da FCPA contra executivos americanos na Avon. A história dizia que o foco do júri foi um relatório, de auditoria interna, emitido pela empresa em 2005 que concluiu que funcionários da Avon na China estavam subornando oficiais.

Março:

Aruna Viswanatha, da Reuters, disse que um processo judicial aberto por um acionista acusava a Avon de pagar uma grande indenização a um ex-chefe de auditoria interna em 2006 para comprar o seu silêncio sobre subornos na China. De acordo com a história, o ex-diretor de auditoria interna global, Fabian LaPresa, ameaçou entregar para a SEC o rascunho de um relatório interno elaborado por um auditor da Avon que supostamente mostrava que executivos pagavam subornos a funcionários do governo chinês para que a empresa tivesse permissão para vender produtos porta-a-porta. Os benefícios de rescisão extras supostamente dados a LaPresa pelo seu silêncio, de acordo com o processo, só poderiam ter sido aprovados pelo ex-diretor financeiro Charles Cramb, sugerindo que Cramb também conhecia o relatório interno já em 2006.

Dezembro:

CEO Andrea Jung renuncia. Sua saída aparentemente foi devida ao desempenho financeiro da Avon e ela não estava envolvida com as acusações de subornos

Bloomberg ranqueou Jung como a terceira pior CEO de 2012 (atrás de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com