TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Cientifico Protestantismo

Por:   •  1/4/2022  •  Artigo  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PSICOLOGIA TURMA 0126-A1

IZABELLY PRISCILA S. DOS SANTOS

PROTESTANTISMO

Tarefa do 1º Bloco de Cidadania, Ética e Espiritualidade do curso de Bacharel Psicologia da Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG – Apresentada ao Prof. Me. Kleber Torres de Moura.

Goianésia

PROTESTANTISMO

Izabelly Priscila S. Santos[1]

Kleber Torres[2]

RESUMO

    O presente artigo busca apresentar a chegada dos Protestantismo no Brasil, no período imperial, destacando suas dificuldades e facilidades para ocupar seu espaço na sociedade brasileira. Fazendo abordagem de suas estratégias e influências, principalmente no âmbito social e político, no que desrespeito aos direitos de cidadania. O artigo discute o lugar dos protestantes como influenciadores, diretos ou indiretamente, como influenciadores nas mudanças políticas, sociais e culturais vividas pela sociedade brasileira. Foram analisadas, também, como a fé reformada encontrou condições favoráveis pré-existentes na religiosidade brasileira, explicada pela fraqueza do catolicismo romano dominante, que tinha seus interesses conflitados com o da Coroa.

Palavras-chave: Protestantismo - Brasil - Igreja

ABSTRACT

This article seeks to present the arrival of Protestantism in Brazil, in the imperial period, highlighting its difficulties and facilities to occupy its space in Brazilian society. Making an approach of its strategies and influences, mainly in the social and political scope, in what disrespects the rights of citizenship. The article discusses the place of Protestants as influencers, directly or indirectly, as influencers in the political, social and cultural changes experienced by Brazilian society. It was also analyzed how the reformed faith found favorable pre-existing conditions in Brazilian religiosity, explained by the weakness of the dominant Roman Catholicism, which had its interests in conflict with those of the Crown.

Key words: Protestantism - Brazil - Church

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é apresentar uma visão panorâmica da história do protestantismo no Brasil Imperial, dando ênfase nas dificuldades e perseguições enfrentadas pelos missionários protestantes no início do século XIX, bem como as estratégias proselitistas utilizadas para o estabelecimento das igrejas em solo brasileiro. Inicia com uma análise do Império no Brasil, desde a chegada da família real portuguesa, e como a situação política e religiosa favoreceram as primeiras manifestações protestantes no período, prossegue com os aspectos da perseguição enfrentada e a implantação definitiva do movimento durante o império, destacando suas estratégias. Por fim, destaca a influência exercida pelo movimento em diversos setores da sociedade brasileira, que serviram de paradigma para os moldes da sociedade brasileira atual. 

1 MOVIMENTO CRISTÃO DE OPOSIÇÃO AO CATOLICISMO

O protestantismo é um conjunto de doutrinas religiosas cristã do século XVI, derivada da Reforma Protestante liderada pelo padre alemão Martinho Lutero. O protestantismo, junto com o catolicismo e com a ortodoxia formam as três principais divisões do cristianismo. Devido aos protestos causados pelo manifesto de Lutero, em 31 de outubro de 1517, o termo “protestante” ganhou notoriedade, sendo os seus seguidores chamados de “luteranos” ou “evangélicos”.

O reformismo fazia duras críticas às algumas práticas comuns à igreja católica da época, tais como a venda de indulgências e de relíquias sagradas, a obtenção do perdão por meio de pagamentos, a negociação de cargos eclesiásticos através do dinheiro, o casamento de membros do clero, além de questionar a autoridade papal.

Atualmente, existem mais de 801 milhões de seguidores do protestantismo em todo o mundo, chegando a 37% de adeptos. Estando a maior parte dos seus féis situados no norte do Europa, no Reino Unido e Estados Unidos, sendo os americanos o maior número de fiéis ao protestantismo com mais de 160 milhões de cristãos. 

1.1 Origem

Descontente com algumas imoralidades e com os abusos cometidos pela igreja católica, Martinho Lutero, um monge agostiniano e professor de teologia, voltou-se contra os dogmas do catolicismo românico por meio da publicação das suas 95 teses que contestavam a ideia de que o perdão poderia ser adquirido através da comercialização de indulgências, praticado pelo frade dominicano Johann Tetzel.

Estes escritos foram afixados na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha, causando a ira do papa Leão X, que pediu que Lutero confessasse o seu engano. No entanto, Lutero não atendeu ao pedido do papa em 1520, nem deu ouvidos à ordem do imperador Carlos V em 1521, que acabou sendo considerado um fora-da-lei, e posteriormente excomungado pela igreja católica em 1530.

Diante desta situação, Lutero deu início a Reforma Protestante e fundou uma nova cultura religiosa com fundamentos próprios e doutrinas mais flexíveis. Esta nova religião ganhou vários adeptos pelo mundo, principalmente na Europa.

2 CONTEXTO RELIGIOSO: FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS

Na segunda metade do século XIX, o Protestantismo havia se espalhado por quase toda a América Latina, principalmente no Brasil, onde as condições religiosas favoreceram sua aceitação entre a população. Entretanto, politicamente a religião Católica possuía uma grande força, e lutava de todas as formas para não perder seus fiéis.

2.1 Protestantes no brasil
O protestantismo chega ao país ainda no período do Brasil colônia, consolidando-se com a abertura dos portos. Em 1532, desembarca o primeiro protestante a pisar em terras brasileiras, o luterano Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero.

Foi em torno de 1630, que o protestantismo ganhou força no Brasil. Após os holandeses estabelecerem o seu domínio em Pernambuco. Em seguida foram fundadas as primeiras 22 igrejas protestantes do Brasil na região Nordeste, estando a maior delas localizada no Recife. Esta igreja contava com uma congregação da Inglaterra e da França e tinha entre os seus membros o conde Maurício de Nassau. Em 1824, o protestantismo se espalhou por todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (64.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com