TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Opinião "SUS OU SOS?"

Por:   •  8/4/2022  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

FOLHA DE REDAÇÃO

Discente: Júlia Almeida da Silva

SUS ou SOS?

O objetivo básico da saúde pública é garantir que toda a população tenha acesso ao atendimento médico de qualidade, mas a realidade é muito diferente do esperado para a população brasileira. O sistema público de saúde do Brasil é bastante falho, filas que não tem fim, hospitais superlotados, ausência de médicos e outros profissionais necessários, falta de estrutura física, demora no atendimento, falta de aparelhos, medicamentos e mais uma lista infinita de problemas.

A população mais pobre e que necessita do sistema público de saúde já não sabe mais o que fazer, ao chegar a qualquer unidade de saúde publica é possível perceber a dificuldade que as pessoas têm em ser atendidas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma grande conquista, sendo reconhecido como um dos maiores do mundo e usado como modelo em muitos outros países, mas não é bom o suficiente, porque é um sistema considerado falho até de mais, podemos usar como exemplo alguns acontecimentos de falhas do SUS na capital da Bahia, Salvador, nós temos uma ideia a partir das reportagens que vemos com frequência nos jornais, principalmente as que tratam de maternidades, as gravidas ficam em condições absurdas, tem seus filhos no chão dos corredores, sem nenhuma higiene e equipamento necessário, outro absurdo são as filas da regulação sem fim e que muitas pessoas acabam morrendo ao ficarem esperando serem atendidos.

Um grande avanço foi observado aqui em Salvador com a situação atual da pandemia, mesmo com todas as falhas (que não são poucas) foi possível ver que o sistema de saúde publica foi e continua sendo bem administrado, atualmente é uma das únicas cidades que ainda não entrou em colapso e ainda não atingiu 100% dos leitos hospitalares desde 2020 no inicio da pandemia, esperamos que isso não aconteça e que os números diminuam cada vez mais.

Como pessoa baixa renda eu sou uma das utilizadoras do SUS, e dependo completamente desse sistema, pois não possuo plano de saúde nem condições financeiras de pagar médicos, exames nem nada do tipo se ocorrer algo comigo. Já passei por situações de precisar ficar internada em hospitais públicos e fui bem atendida, mas com o caminhar da saúde brasileira receio precisar no futuro e passar pelo que vejo a população passando, o governo não investe como deveria na saúde publica e é visível como cada dia mais a saúde publica brasileira esta defasada. O povo pede socorro.

J.A.S.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com