TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Basicão Dos Estudos

Por:   •  15/4/2016  •  Ensaio  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

Livros E Escritos

Estudantes, Vestibulandos E Concurseiros: Estão Fazendo O Basicão?!

Oi. Trabalho na Biblioteca Municipal, sou o cara da sala no fundão, que passa os dias trabalhando entre obras de assuntos científicos. Uma de minhas tarefas é auxiliar usuários em pesquisas e trabalhos escolares, fornecendo materiais e orientações para seus estudos.

A intenção deste artigo é utilidade pública: Visa prevenir a maioria dos estudantes que eles estão cometendo sérios erros! Não estão estudando direito! Muitos estão entrando no jogo sem saber chutar a bola!

Os conselhos abaixo são o “basicão” do estudar, que é muito negligenciado! Para ajudar a memorizar, aqui vão, digamos , os ONZE mandamentos basicões do estudo (tudo em tom informal, para a matéria não ficar chata):

1) Dedicação – Você tem de se decidir, sabe... Vai estudar de verdade ou não? Quer realmente passar? Está realmente empenhado em se formar? Certo, então, não pode admitir sabotagens e autossabotagens... Precisa impedir que as pessoas te atrapalhem, pedindo a colaboração delas e educadamente se esquivando das interrupções que provocarem... E precisa parar de interromper-se! Chegou a hora de estudar? É horário tão sagrado quanto jogo de decisão do time do coração e o último capítulo da novela do coração! O estudo também vai precisar ter um lugar no seu coração! Pode achar uma vaga nele!

2) Calma – Muita calma nessa hora. Olha, cara, A SÉRIO: você tem de se acalmar! Precisa confiar que tem capacidade de estudar (todos têm!), que é possível estudar com eficácia (é, sim, há técnicas para isso!) e que você vai conseguir (se fizer direito, VAI!). A cuca fresca permite a pessoa dar o melhor de si... quem fica nervoso, entra na briga em desvantagem. Funciona com menos capacidade.

3) Disposição – Estude nos horários em que estiver no melhor estado físico e psicológico para isso. O corpo e a mente têm suas manhas. Alguns se dão bem à noite, outros de manhã... Descubra seu ritmo e respeite-o.

4) Ambiente – Vai precisar ter um canto muito bom para fazer o serviço. Requisitos mínimos: Lugar tranquilo, arejado, claro e sem distrações. Tudo bem, é difícil, principalmente para quem tem filhos... Mas procura arranjar um bom lugar, falou?

5) Concentração – Esqueçaaa, NÃO dá para rádio, TV e muito menos internet e celular fazerem companhia a você em seu estudo! É uma coisa de cada vez! (Bom, na verdade, há algumas pessoas que conseguem isso, mas esses x-men da vida real são raros! Muito provavelmente você é normal, não mutante, então nem invente, ok?).

6) Frequencia – Estudar para passar e para ser alguém na vida não é estudar antes da prova e só quando o concurso sai! Também não é estudar “quando dá um tempinho”! É estudar praticamente todo dia. Até nos fins de semana... E, se pensar que nos fins de semana alguns não trabalham, é o caso desses estudarem em dobro nos sábados e domingos!

7) Rotina – Também é preciso estabelecer uma rotina rígida: Estudar de preferência sempre no mesmo horário (o corpo vai se acostumar com o estudo e entrar em “modo estudante” quando chegar a hora). E se for interrompido, tem de compensar o tempo perdido! Tem que ser como juiz de futebol: interrompeu, acrescenta esse tempinho no final!

8) Pausas – Estude 25 minutos e descanse 05. Acredite, esses cinquinho de pausa (use-os em outra atividade, algo divertido, ou em nenhuma atividade, um descanso mesmo) vão te dar eficiência. São tipo um pittstop que o carro (você, o carro na história é você...) precisa fazer. Isso é chamado de técnica pomodoro, já foi provado por um pesquisador e especialista em eficácia. Nunca estude por mais de 01 hora e meia sem intervalo - a atenção não dura tanto tempo e o corpo pode até sofrer problemas, como trombose (por causa das pernas ficarem na mesma posição).

9) Anotações – Quanto mais interativo o estudo, melhor. Ao anotar (ao fazer resumos e coisas assim), a pessoa se envolve mais com os estudos. E não deixe que sua redação ou caligrafia te impeçam de fazer anotações. Nada de desculpas: Veja, o importante é conseguir tirar suco da laranja – colocar para fora de sua mente aquilo que você lembra. É escrever sobre o que acabou de aprender, pouco importando se a anotação fica feia.

10) Exercícios – É preciso usar o que se aprendeu, pois a maioria das coisas logo se desaprende. Quer uma citação sobre isso, para ficar bonito? Confúcio: Faça exercícios de livros várias vezes e procure mais na Internet... Se achar uma prova antiga ou similar, melhor.

11) Relaxe – Se estudou com calma, trate de manter ela na hora da prova. Se não, chapa, PODE SER QUE TUDO TENHA SIDO TRABALHO PERDIDO!! Já pensou?! Meses de estudo jogados fora?! Dinheiro de inscrição jogado fora?! Pois bem, pode acontecer, a ansiedade gera o branco e pode ser um mais forte que o de uma mistura de cloro com corretivo e cal! Isso é científico, viu? Se quiser, confira no livro “Inteligência Emocional” (temos na Biblioteca). Muitos especialistas recomendam, inclusive, que no dia anterior a prova a pessoa não estude nada, ao invés disso faça algo para relaxar.

Infelizmente, caro amigo, a maioria não segue esses conselhos simples e essenciais. Sei do que estou falando. Seja você uma exceção e, apenas seguindo o que leu acima e vai ler a seguir, vai ficar na frente de uma pá de gente.

Dicas E Manhas

Mais ajuda:

  • Use o “Telecurso 2000”, que está todo no Youtube. Digite no Google o assunto que deseja, tipo regra de três, e logo depois Telecurso 2000.
  • Use a relação de matérias que vão cair dos editais como uma lista de checagem, riscando o que já estudou. Quanto mais organização e controle, melhor.
  • Use o site www.listentoyoutube.com para baixar apenas o som de videoaulas do Youtube. Incrível: você vai ter audioaulas para escutar no player! Quando cansar de usar os olhos, passe para os ouvidos! (O autor aqui usou este site para baixar vários áudios dos "Contos da Meia-Noite", um programa da TV Cultura em que artistas liam histórias brasileiras – audiolivros com o melhor da literatura brasileira!)
  • Veja que tipo de ação você precisa fazer, há formas diferentes de abordar as matérias. Quem já sabe tudo, precisará focar em fazer exercícios; Quem sabe bastante mas esqueceu alguma coisa e tem medo de estar enferrujado, precisa de uma revisão (rever a matéria e se concentrar nas deficiências); Já quem não lembra de mais nada (e deve estar se condenando por ter matado aula fosse de corpo presente ou só em espírito), bem, esses estarão fritos... A menos que peguem a matéria desde o começo e finalmente aprendam tudo realmente.
  • Concurso público é projeto de longo prazo. Ingressando na vida corrida de concurseiro agora, e sendo uma pessoa normal, bem, não espere estar no ponto para um concurso em menos do que 03 ou 04 meses... Claro, a menos que você seja um x-men. Tenha isso em mente para não ser exigente consigo mesmo num nível doentio e acabar embarcando numa rotina de doido.

Finalizando

Espero que esse texto tenha sido útil. Se foi, agradeça: a) aos especialistas que foram a fonte de onde tirei essas idéias (eu só fui o canal para eles te aconselharem); b) à revista Bem Porto pela oportunidade c) à senhorita I. (que permanecerá anônima), uma menina que foi minha primeira "aluna" e me estimulou a pensar em como auxiliar os estudantes de PF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com