TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

TIAGO LATTANZI – RA: 8071182

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

        

PORTFÓLIO CICLO 2

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: KEIKO MALY GARCIA D. AVILA BACARJI

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

BRAGANÇA PAULISTA / SP

                                                2018

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade explicar o modelo de Behaviorismo, Psicanálise, Humanismo e Gestalt indicando as possibilidades e limitações no campo educacional e seu desenvolvimento, e sua atribuição no contexto escolar.

A análise ajudara a compreender melhor cada abordagem teórica e seu princípio que facilitara na complementação e auxilio do desenvolvimento escolar e como aplicar, entender as possibilidades que o uso das teorias da psicologia em função da educação pode contribuir e somar no dia a dia de um m professor e na abordagem de plano de estratégia a se tomar para um melhor rendimento em sala de aula, também explica as limitações e circunscrições que os modelos representam em suas determinadas funções.

MODELO

POSSIBILIDADES

LIMITAÇOES

Behaviorismo/Neobehaviorismo

Estudar o comportamento como objeto de estudo, na educação o behaviorismo remete uma  alteração do comportamento dos elementos envolvidos  no processo de aprendizagem sendo responsável por mudar e transformar a conduta dos indivíduos

Pensamento conduz a linha de aprendizagem, apoiada sobre mapas cognitivos – interações estímulo-estímulo – gerados nos mecanismos cerebrais. Assim, para cada grupo de estímulos o indivíduo produz um comportamento diferente e, de certa forma, previsível que na realidade não acaba funcionando plenamente .

Psicanálise

Para Freud a psicanálise não é recomendada para ambiente escolar já que a função do professor é trabalhar com as pulsões parciais, apresentando aos alunos objetos socialmente valorizados ao contrário do terapeuta que seria descobrir os motivos, origens e as raízes inconscientes .

Como propriamente explica os professores trabalham para sublimar a pulsão sexual já que o papel de compreender será dos analistas e profissionais do campo da psicologia.

Humanismo

O humanismo na educação enfatiza a criação de condições para que os alunos se tornem pessoas de auto conduta, de responsabilidade, coerência e discernimento tendo a capacidade de resolver problemas e se adaptar a diferentes situações 

O humanismo detém um certo desprezo a padronização de produtos de aprendizagem e competência ao professor.

Gestalt

A psicologia Gestalt contribui quando se refere a percepção, a aprendizagem, a personalidade, o pensamento a motivação.

Suas teorias filosóficas eram consideradas um problema a estudiosos já que em seus trabalhos obtiveram menos dados quantitativos e estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com