TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo surgiu nos Estados Unidos da America, no inicio do século XX como uma forma de pensamento em oposição ao funcionalismo e ao estruturalismo

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  1.258 Visualizações

Página 1 de 2

O behavorismo surgiu nos Estados Unidos da America, no inicio do século XX como uma forma de pensamento em oposição ao funcionalismo e ao estruturalismo. O behavorismo também conhecido como comportamentalismo, é uma aréa da psicologia que pretende estudar comportamento objetivos que podem ser observados.

Behaviorismo, com ênfase no ismo, não é o estudo científico do comportamento, mas uma filosofia da ciência preocupada com o objeto e métodos da psicologia.

John B. Watson foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentismo ou comportamentalismo behavorismo metodologico  que surgiu em 1913 ,foi ele quem deu ponto de partida da ciencia behavorista. John estava disposto a estudar apenas fenomenos observaveis, o chamado comportamento reflexo. Pensamento e emoções estava fora da sua linha de estudos.

O comportamento reflexo são atos do nosso corpo que não conseguimos segurar , que acontece involuntariamente, como por exemplo,  a salivação. Ele era estudado a partir do condicionamento reflexo- que atraves de um estimulo gerava uma resposta .

Behavorismo radical de skinner de 1945 estava interessado em estudar o comportamento operante, não deixando de lado os pensamentos e as emoções.  Skinner começou seus estudos de uma forma geral,ele contrapunha com as demais propostas ele queria  orientar a construção de explicações das ações humanas.  

No condicionamento operante não há estimulo nenhum gerando algum comportamento, primeiro é emitido um comportamento, e quando este comportamento gera uma consequencia reforçante tais consequencias aumentam a chance dele se repetir.Ele olhava para fora do individuo e não pra dentro. Também pode haver estimulos descriminativos estamos nos referindo ao um contexto que pode favorecer ou desfavorecer um comportamento daquilo que ja ocorreu. Skinner afirmou que todo comportamento humano poderia ser moldado ao se controlar os estímulos do meio ambiente. Os estímulos do meio foram identificados e denominados pelo psicólogo behaviorista como: reforço positivo, reforço negativo e punição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com