TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA  FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA 

Por:   •  27/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA  

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA  

“DR. ARCHIMEDES LAMMOGLIA  

CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES  

 

 

 

 

 

 

ANA LÍVIA DE SA SANTOS 
MARLENE GOMES DE AGUIAR VITURINO 
MATEUS CACAU DE LIMA 
MATHEUS CARVALHO TOSTE SANTOS 

 

 

 

 

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO E MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DE TI DA GUARDA MUNICIPAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INDAIATUBA 

2021 

  1. INTRODUÇÃO        
  2. ESCOLHA DO MATERIAL        
  3. IMPLANTAÇÃO DO PROJETO        
  4. ESCALABILIDADE        
  5. RESULTADOS        
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

A tecnologia repercute na sociedade sob os mais variados aspectos. Seja para lazer, estudo ou profissional, dentre outros, é inegável a presença dela. Para isso, basta ver atividades que anteriormente eram desempenhadas manualmente, o que demandava tempo, mão de obra e custos elevados, atualmente é feita de forma mais rápida e mais precisa, logo, mais eficiente.

  1. Cenário

Sob um aspecto geral verifica-se que a Administração Pública, às vezes, não segue determinado planejamento para implantação do que foi exaustivamente discutido. Em outras palavras: ocorrem alterações significativas desde aquilo que foi inicialmente projetado até a efetiva empregabilidade dele. Obviamente que essas alterações, muito embora visando o atendimento satisfatório da população, torna-se um empeço na execução dele. Dessa feita, alterações no layout, seja para ampliação ou redução de novos departamentos para acomodação dos servidores públicos, mudanças de mobiliários etc. são constantes no edifício da Sede GM

Visando driblar essas constantes mudanças, optou-se então pela passagem das eletrocalhas em uma altura que permitisse que qualquer alteração feita não prejudicasse a disposição de passagem dos cabos de redes.

Diante disso, com o objetivo de facilitar eventual manutenção e proximidade dos switches de 16 portas em relação ao switch de 48 portas e ainda de forma a atender todos os departamentos, eles foram então distribuídos pela Sede.

Topologia utilizada

Para garantir uma melhor gerenciabilidade da rede, foi empregada a topologia denominada árvore, que se trata de uma variação da topologia estrela: "Na topologia em árvore, derivada da topologia em estrela, vai se interligando novos ramos” ou segmentos à rede original. [...]".

  1. ESCOLHA DO MATERIAL

Com o objetivo de definir o material a ser empregado, obviamente foi considerado o valor deles, pois se trata de custos públicos. Dessa forma, após vários orçamentos realizados, verificou-se quais os mais vantajosos em vários requisitos, inclusive o financeiro, para aquisição pela Guarda Municipal. Contudo, sem renunciar à qualidade deles, já que de nada adiantaria investir em utilizar materiais que de fato, pouca (ou nenhuma) mudança iria trazer, efetivamente na prática. Assim, a escolha dos materiais foi resultado de uma equação que envolveu os custos que se teria e a qualidade esperada, para então garantir o interesse público. Nesse sentido, apresenta-se os materiais, dentre outros, utilizados no projeto.

  1. Cabo de Rede

             Para a nova rede no prédio da GAMA foram empregados cabos de rede UTP.

Com o objetivo de obter uma taxa de transmissão de dados satisfatória optou-se pelo emprego de cabos de rede categoria Cat6, já que ele possui taxa de transferência melhor que o cat5.

  1. Switches

O autor esclarece que não há definição clara dos tipos de switches já que essa definição varia de acordo com o fabricante do equipamento, mas é possível observar as seguintes características que auxiliam na classificação deles: "Velocidade do barramento interno (backplane), Velocidade e tipo de portas, tamanho do buffer interno para pacotes, Mecanismos de forwading e uso de VLAN".

Com a utilização de cabos UTP Cat6, que como descrito, permite uma maior transferência de dados, consequentemente deve-se utilizar switch que possa suportar essa vazão.

Foi utilizado no projeto um switch de 48 portas modelo TP-Link TL- SG 1048 na sala do servidor, e nos departamentos do prédio o switch modelo TP-Link TL – SG 1016 que, de acordo com o fabricante, apresentam as características que vão ao encontro do objetivo do projeto que é dar uma maior vazão na taxa de transferência de dados, permitindo uma rápida resposta após a análise deles. Assim, as características são:

Switch de 48 portas TP-Link TL-SG 1048: não possui complexidade no gerenciamento sem necessidade de configuração, o equipamento detecta automaticamente a velocidade do link do dispositivo de rede (10, 100 ou 1000Mbps) e se ajusta para melhorar o desempenho assegurando assim uma transmissão de dados confiável.

Switch Gigabit de 16 portas TL-SG1016: além de possuir a configuração de autoajuste descrita no modelo anterior, possui também uma inovação na tecnologia que de acordo com o fabricante ajuda a economizar em até 15% de consumo de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (162.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com