TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITATIBA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Projeto de Trabalho de Graduação I

Melhoria de Produtividade

ITATIBA -SP

Dezembro/2018

Melhoria de Produtividade Industria Textil

Projeto de Trabalho de GraduaçãoI apresentado à Faculdade de Tecnologia de Itatiba do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza como parte dos requisitos exigidos para elaboração do Trabalho de Graduação do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.

Orientadora:

Itatiba - SP

Dezembro/2018

SUMÁRIO

RESUMO.........................................................................................................   3

ABSTRACT .....................................................................................................   4

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................   5
  2. JUSTIFICATIVA .............................................................................
  3. PROBLEMATIZAÇÃO QUE GEROU O PROJETO (a questão da pesquisa)
  4. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS ..................................................
  5. METODOLOGIA ............................................................................................
  6. CONCEITOS (Fundamentação teórica) .......................................................
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................
  8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ...........................................................
  9. PLANO FINANCEIRO ....................................................................

RESUMO

Esse trabalho tem a finalidade de melhorar a produtividade e otimizar tempos em uma Industria do ramo Textil, tanto na tinturaria quanto na estamparia, utilizando ferramentas disponíveis para melhoria de set-up, implantação de Kanbam, otimização da mão de obra e melhor aproveitamento das maquinas.

Para se manter no mercado a empresa precisa competir em nível de igualdade com seus concorrentes, principalmente com o mercado internacional.

Para isso existe a necessidade de processos eficientes em todos os setores, mas principalmente no chão de fábrica. O aumento da eficiência, a diminuição de desperdícios, a otimização do tempo e conscientização dos funcionários estão ligados a melhoria da produtividade.

Para auxiliar na otimização e melhoria da produtividade podemos contar com o uso de ferramentas e indicadores específicos, que auxiliam e dão base para projetos desenvolvidos com essa finalidade.

Palavras-chave: Produtividade, Kanbam, otimização, eficiência.

ABSTRACT

This work aims to improve productivity and optimize times in a textile industry, both in dyeing and stamping, using available tools for improvement of set-up, implementation of KANBAM, optimization of manpower and Better use of the machines.

To stay in the market the company needs to compete in the level of equality with its competitors, mainly with the international market.

For this there is the need for efficient processes in all sectors, but mainly on the factory floor. Increased efficiency, reduced waste, time optimization and employee awareness are linked to improved productivity.

To assist in optimizing and improving productivity we can count on the use of specific tools and indicators, which help and provide the basis for projects developed for this purpose.

Keywords: Productivity, Kanbam, optimization, efficiency.

______________________________________________________________5

  1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, a sobrevivência e o crescimento das organizações dependem fundamentalmente da sua competitividade. O mercado atual oferece produtos de boa qualidade, preço baixo, frequentes modificações de projetos, curta vida útil e muitos modelos diferentes oferecidos á escolha do cliente. Para conquistar êxito no mercado, as organizações precisam produzir com eficiência, o que toma o efetivo controle das atividades produtivas condição determinante para qualquer empresa competir em patamar de igualdade com seus concorrentes (Soares, 2007).

A elaboração e a redação da Introdução devem ser escritas no presente, contendo a organização do trabalho. Trate primeiramente da questão que será estudada e o que se sabe sobre o assunto.

Seja claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite intercalações excessivas ou ordens inversas desnecessárias.

Na Introdução pode-se colocar citações.

Explique como este trabalho será elaborado, isto é, que pretende-se iniciar como aprofundamentoda pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos científicos, experiência profissional pessoal, etc..

Descreva o que o leitor irá encontrar nas páginas seguintes, ou seja, comente os tópicos que serão tratados.

Esboce o que se espera encontrar com o desenvolvimento do trabalho.

2. JUSTIFICATIVAS

A produtividade é a capacidade de se produzir mais utilizando cada vez menos em menos tempo. “Produtividade é minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores”. (Japan Productivity Center for Social – EconomicsDevelopment ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com