TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA” ESCOLA TÉCNICA POLIVALENTE DE AMERICANA

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

ESCOLA TÉCNICA POLIVALENTE DE AMERICANA


Evandro de França Casarin

Guilherme Matheus Veiga

Marcela Bruder Delevedove

Ler para Crescer

Disponibilizando literatura e teatro para educação infantil pública.

Americana

2014

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

ESCOLA TÉCNICA POLIVALENTE DE AMERICANA


Evandro de França Casarin

Guilherme Matheus Veiga

Marcela Bruder Delevedove

Ler para Crescer

Disponibilizando literatura e teatro para a educação infantil pública.

Projeto desenvolvido na escola ETEC Polivalente de Americana do Centro “Paula Souza”, Ensino Médio, para apresentação no projeto Inovação 3M.

Americana

2014

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente aos nossos orientadores por nos auxiliar na construção e no desenvolvimento do projeto “Ler para Crescer”, à direção da escola E. M. Santo Tomazin, na pessoa da Srª Ana Maria por nos deixar realizar o projeto em suas salas do ensino infantil, à instituição ETEC Polivalente de Americana que nos ofereceu toda a ajuda necessária e aos nossos pais que acreditaram no projeto desde o primeiro momento.

"A leitura de um bom livro nos proporciona viajar e conhecer o outro lado do mundo.”

(TAVARES, Merari)

RESUMO

O objetivo do projeto “Ler para Crescer” é despertar nas crianças o interesse pela literatura e teatro para ajudar no crescimento intelectual das mesmas. O projeto é desenvolvido na escola E. M. Santo Tomazin na cidade de Sumaré – SP,onde verificou-se que não há nenhum projeto que envolva leitura e teatro, ocasionando assim a privação dos alunos à leitura e outras formas de desenvolvimento artístico, com isso é pouco aproveitado  o potencial criativo das crianças. Pretende–se levar livros e outras formas de cultura às crianças da escola pública. Com a finalidade de despertar nas crianças o interesse pela literatura e teatro e assim ajudar em sua aprendizagem em diversas áreas, para tanto serão necessárias doações de livros infantis e figurino para o teatro que será adquirido por meio de editoras amigas e doações de voluntários. O público alvo do projeto são crianças de 4 a 6 anos da escola E.M. Santo Tomazin, a aplicação do projeto da-se por meio de leitura semanal de um livro e na sequencia o desenvolvimento e apresentação de uma peça.

Palavras-chaves: Desenvolvimento Infantil. Crianças. Literatura. Leitura. Teatro.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Tendo em vista a importância do livro para o desenvolvimento da criança, criou-se o projeto “Ler para Crescer”, que introduz a leitura logo na educação infantil, o que ajuda a criança a desenvolver o gosto pela literatura e teatro, mesmo que as mesmas ainda não sejam completamente alfabetizadas. O projeto foi especificamente aplicado em uma escola pública, onde as crianças tem menos acesso à leitura e peças teatrais.

PROBLEMA

  • A importância da literatura no desenvolvimento infantil.

É necessário o incentivo a leitura infantil para que a criança desenvolva senso crítico, tenha gosto pela leitura e auxilio ao aprendizado.

Os familiares e os professores têm um importante papel no auxilio as crianças a desenvolver o gosto pela leitura desde jovem, é necessário que estes tenham um modelo de leitura em sua casa e em sua escola.

Entre os gêneros mais indicados para as crianças terem a criatividade e a percepção do mundo, os mais indicados são: Poesia, Parlenda, Humor, Contos de fada e fantasias em geral. É importante que os livros apresentados as crianças tenham ilustrações para prender a atenção do leitor mirim.

No Brasil o incentivo à leitura para o ensino infantil não é muito valorizada, pois os pais pensam que por conta da criança não ser completamente alfabetizada a leitura não é algo muito importante, porém se enganam porque a leitura deve ser incentivada desde cedo para que o indivíduo desenvolva o gosto pela literatura. Desenvolveu-se o projeto para que os leitores mirins levem o costume da leitura para dentro de suas casas. Mas para que a escola ofereça essa possibilidade é preciso pensar em soluções ou meios através dos quais se promovam a capacidade de incluir e integrar o projeto entre aluno e família, para que a criança possa passar de ouvinte para contador.

  • A importância do teatro no desenvolvimento da criança

Na maioria das vezes o teatro serve como auxiliar para aqueles que têm alguma dificuldade para se comunicar, quando se entra em contato com o teatro, se tem uma visão mais aberta e criativa e, sobretudo critica. O teatro, assim como as outras áreas da arte deve ser aplicada a vida da criança desde cedo para que esse desenvolva interesse por tudo aquilo que meche com o seu lado criativo, e possa assim ter um rendimento maior. No teatro a criança e também o professor, ganham liberdade, e podem fazer tudo o que não fariam na vida real, ou seja, os dois em conjunto são capazes de criar e desenvolver historias, lugares, personagens e situações, e tais estímulos podem ajudar no desenvolvimento da pronúncia das palavras, e também há o aperfeiçoamento da leitura. Dessa forma o teatro e todas as outras áreas da arte são de extrema importância.

JUSTIFICATIVA

Verificou-se que na Escola de ensino fundamental Santo Tomazin as crianças não leem com frequência livros de histórias infantis, pois não é muito acessível à elas. A escola tem um pouco de livros em uma pequena biblioteca, mas não é disponibilizado as crianças. Também não há um projeto de teatro com as crianças o que poderia resultar em um estimulo a criatividade fazendo uma ligação entre literatura e o teatro.

1.0 - OBJETIVO

Levar livros e outras formas de cultura às crianças de escolas públicas. Com a finalidade de despertar nas crianças o interesse pela literatura e teatro e assim ajudar com o desenvolvimento da aprendizagem em diversas áreas. Dessa forma, criar leitores e fazer com que esses mesmo com a pouca idade já tenham e sintam a necessidade da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com