TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior

O porto de Roterdã e seu exemplo quanto a aplicabilidade da gestão ambiental e a importância da APEC na capacitação de gestores

Bruno Maeda

Marcos Vinícius

Roberto Fussek

Victor Ferraz

Wagner Muniz

Praia Grande

Novembro/2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PORTO DE ROTERDÃ 3

2.1 Inspeções em navios e cargas 4

2.2 Fontes alternativas de energia 4

5

2.2.1 Bio Energia 5

2.2.2 Biomassa 5

2.2.3 Energia Solar 6

2.2.4 A energia Eólica 6

2.2.4.1 A energia eólica em alto mar 7

3 APEC 8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

Referências Bibliográficas 11

1 INTRODUÇÃO

No presente estudo estaremos apresentando uma pesquisa sobre dois temas relevantes para nosso quadro portuário atual : O Porto de Roterdã e sua aplicabilidade quanto a gestão ambiental e a APEC.

2 PORTO DE ROTERDÃ

O Porto de Roterdã é o Porto mais importante da Europa e um dos mais importantes e desenvolvidos no mundo . Segundo a revisa Exame “ o melhor porto do mundo “ , devido a alguns fatores chaves , tais como : a alta eficiência na grande movimentação de navios , informatização na operação dos caminhões e empilhadeiras ( não há motoristas nos veículos ) dando assim o apelido ao porto de Terminal Fantasma e a grande profundidade de suas águas tendo pouca restrição quanto ao calado do navio que for atracar em Roterdã .O Porto Holandês tem a grande vantagem logística de poder escoar cargas de vários tipos de modais diferentes, devido sua localização geográfica estratégica e privilegiada .

Faz parte de aproximadamente 500 linhas de tráfego de navios, que se conectam com cerca de outros mil portos. O porto também é o principal ponto para transporte de óleo, produtos químicos, contêineres, aço, carbono, comida e metais da Europa.

Tem por responsabilidades de seu departamento de Gestão Ambiental o desenvolvimento de políticas nas áreas ambientais , desenvolvimento sustentável e ordenamento do território para que seja assegurada a eficiente utilização do espaço ambiental do porto .

2.1 Inspeções em navios e cargas

Durante a permanência dos navios no porto de Roterdã sãos feita inspeções nos mesmos para saber se as regras internacionais de segurança e padrões ambientais estão sendo seguidos de forma que o navio possa ter bom seguimento em sua jornada e a área do porto não seja infectada ambientalmente por pragas ou derivados que possam ser carregados de outras partes do mundo .

Há uma autoridade responsável por inspecionar e checar se as normas ambientais estão sendo seguidas, em especial a eliminação de resíduos do navio .

Caso ocorra algum tipo de derramamento no mar de materiais prejudiciais , a autoridade é responsável por aplicar uma multa , seguindo uma mesma linhagem de pensamento qual foi passada em classe do “poluidor pagador” .

2.2 Fontes alternativas de energia

As propostas sobre energia no porto de Roterdã desempenham um papel de pioneirismo na área. A transição para uma matriz energética mais sustentável e mais limpa. Tem como objetivo desenvolver o porto de Roterdã como uma "potência sustentável", criando o espaço, instalações e as circunstâncias em que as empresas ligadas à energia estão dispostas a investir.

Lideres mundiais no domínio da energia são baseados em Roterdã. O porto se distingue de outros portos por seu volume, experiência, flexibilidade e diversidade e a presença de todos os Serviços Marítimos necessários. Além de todas as instalações do porto em si, Roterdã oferece todos as possíveis opções de transporte e ligações intermodais para o transporte de matérias-primas e para o interior.

2.2.1 Bio Energia

Porto de Roterdã quer garantir novas fontes de energia limpa. A biomassa é um dos principais expoentes. Uma forma importante de geração de energia elétrica limpa é a de biomassa, utilizando pallets de madeira em usinas de energia movidas a carvão. A demanda por este tipo de biomassa vai aumentar nas próximas décadas. Roterdã está bem posicionada para ser um grande ponto central para a biomassa na Europa. Em parte porque parte da biomassa já está sendo processada no complexo industrial do porto, para gerar energia ou para o refino.

O Porto de Roterdã quer lidar com 8-10.000.000 toneladas de biomassa em 2020, tanto para uso no porto, o transbordo e posterior transporte ao interior e noroeste da Europa. Ele também pretende atingir 20% a 30% de produção de biomassa nas usinas no Maasvlakte. As usinas no Maasvlakte vão gerar um grande suprimento de biomassa a partir de pallets de madeira para Roterdã.

2.2.2 Biomassa

Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia.

A biomassa é uma forma indireta de aproveitamento da luz solar: ocorre a conversão da radiação solar em energia química por meio da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos .Uma das principais vantagens da biomassa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com