TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE INVESTIGAÇÕES OPERACIONAIS

Tese: O CONCEITO DE INVESTIGAÇÕES OPERACIONAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DA PESQUISA OPERACIONAL

Pesquisa operacional é um método cientifico de tomada de decisões. Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado com o auxilio de um modelo, e através da experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema.

Fases de um estudo em pesquisa operacional

Um estudo operacional costuma envolver seis fases:

• Formulação do problema;

• Construção do modelo do sistema;

• Cálculo da solução através do modelo;

• Teste do modelo e da solução;

• Estabelecimento de controles da solução;

• Implantação e acompanhamento.

Formulação do Problema – O administrador do sistema e o responsável pelo estudo em P.O. deverão discutir, no sentido de colocar o problema de maneira clara e coerente, definindo os objetivos a alcançar e quais os possíveis caminhos alternativos para que isso ocorra.

Além disso, serão levantadas as limitações técnicas do sistema e as relações desse sistema com outro da empresa ou do ambiente externo, com a finalidade de criticar a validade de possíveis soluções em face destes obstáculos.

Deverá ainda ser acordada uma medida de eficiência par o sistema, que permita ao administrador ordenar as soluções encontradas, concluindo o processo decisório.

Construção do Modo do Sistema - Os modelos que interessam em Pesquisa Operacional são os modelos matemáticos, isto é, modelos formados por um conjunto de equações e inequações.

Um bom modelo é aquele que tem desempenho suficientemente próximo do desempenho da realidade e é de fácil experimentação. Essa proximidade desejada é variável, dependendo do objetivo proposto. Um bom modelo para um objetivo pode ser péssimo para outro. A fidelidade de um modelo é aumentada à medida que ele incorpora características da realidade, com a adição de novas variáveis. Isso aumenta sua complexidade, dificultando a experimentação, o que nos leva a considerar o fator custo-benefício quando pensamos em melhorar o desempenho de um modelo.

Calculo da solução através do modelo - É feito através de técnicas matemáticas especificas. A construção do modelo deve levar em consideração a disponibilidade de uma técnica para o calculo da solução.

Teste do modelo e da solução - Esse teste é realizado com dados empíricos do sistema. Se houver dados históricos, eles serão aplicados no modelo, gerando um desempenho que pode ser comparado ao desempenho observado no sistema. Se o desvio verificado não for aceitável, a reformulação ou mesmo o abandono do modelo será inevitável.

Estabelecimento de controles da solução – A construção e experimentação com o modelo identificam parâmetros fundamentais para solução do problema. Qualquer mudança nesses parâmetros deve ser controlada para garantir a validade da solução adotada.

Implementação e acompanhamento –Nessa fase, a solução será apresentada ao administrador, evitando-se o uso da linguagem técnica do modelo, o uso da linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com