TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Visão Sobre os Conceitos Básicos e as Praticas Operacionais

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JADSON DE AZEVEDO SILVA

Logística reversa

Uma visão sobre os conceitos básicos e as praticas operacionais.

[pic 3]

CARUARU

2015

4UDCR-SIDRA-YBABO-AS3SS-7O22Q

JADSON DE AZEVEDO SILVA

        

Logística reversa

Uma visão sobre os conceitos básicos e as praticas operacionais.

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Administração  UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas:Direito Epresarial e do trabalho, Gestão de pessoas Responsabilidade Social e Ambiental. Profº: Janaina Vargas S Testa, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Fernanda Mendes Caleiro, Fabiane T Muzardo.

CARUARU

2015

RESUMO

O trabalho apresentado discorre sobre a Logística e suas atividades principais, focando em um de seus campos que nos últimos anos vem sendo cada vez mais abordada dentro das organizações, a logística reversa e suas relações com o meio ambiente, redução nos custos concorrência e educação ambiental. Enquanto a logística direta trata do fluxo de saída dos produtos, a logística reversa se preocupa com o retorno de produtos, materiais, e embalagens que compõe o processo de produção da empresa. Este estudo tem o objetivo de avaliar a possibilidade de implementação de um projeto de logística reversa direcionado para o reaproveitamento das embalagens em fabrica de refrigerantes. Um dos propósitos é ponderar se através da logística reversa é possível obter redução de custos, e por conseqüência uma contribuição para minimização da degradação ambiental. Dentro desta ótica, e levando em consideração a percepção do cliente a respeito da possível política reversa adotada, a pesquisa faz uma descrição sobre a reutilização dessas embalagens e a economia que a empresa poderá vim a ter. Mediante avaliação, foi possível perceber que a logística reversa é um assunto ainda pouco abordado neste ramo, porém que vários clientes já despertaram e compreenderam a importância do assunto, visto a disponibilidade de guardar e disponibilizar, para reaproveitamento, das caixas, latas, garrafas e embalagens.

Palavras chave: Logística Reversa; Meio Ambiente; concorrência; Redução de Custos; Educação Ambiental.

 INTRODUÇÃO

É evidentes que nos padrões de gestão atuais, sejam eles aplicados nos segmentos mais distintos, sendo estes inerentes à indústria, comércio ou serviço, tenha-se a preocupação e uma constante motivação em busca de aprimorar os seus processos com o intuito de torna-se mais competitivo e reconhecido no mercado. Essas buscas e mudanças, no entanto, não são vistas como fatores negativos, pois de certa forma contribuem para o desenvolvimento e reestruturação das empresas, que para não perderem espaço no mercado acabam por se adaptarem e acompanhar a tecnologia. No setor industrial hás empresas estão apostando na logística como um diferencial competitivo, para assim garantir a eficiência de seus negócios. Planejar, organizar e controlar suas ações gerenciais de forma integrada, do fornecimento da matéria-prima até a satisfação dos seus clientes ao receber o produto final, isso porque começou a ser perceptível que a logística é um impulsionador de resultados, de custos, de atendimento aos clientes e até dos colaboradores da empresa. A logística passou, com a modernidade e crescimento do mercado, a ser visto nas organizações como papel essencial dos recursos e na acomodação das suas modernas técnicas de gestão da produção.

Devido ao crescimento produtivo e as exigências cada vez maiores de cliente e consumidores finais o processo logístico passou por diversas mudanças e inovações, com isso houve o surgimento de especializações que pudessem atender uma crescente necessidade de uma gestão eficiente no fluxo de retorno de produtos e materiais. Essa preocupação e eventuais mudanças se deram também pelo fato de consumidores e clientes de uma maneira geral passarem a compreender as diversas possibilidades de retorno dos bens e despertarem uma sensibilidade ecológica para o descarte desnecessário de materiais potenciais para reutilização.

Usualmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado.

Este fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno desde caixas até embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga.

A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas. Existem ainda outros setores da indústria onde o processo de gerenciamento da logística reversa é mais recente como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilística. Estes setores também têm que lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devoluções de clientes ou do reaproveitamento de materiais para produção.

“Entendemos logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômicos, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.” (LEITE, 2006, p 16).

1 QUESTÕES AMBIENTAIS

Existem em uma clara tendência de que a legislação ambiental caminhe no sentido de tornar as empresas cada vez mais responsáveis, por todo ciclo de vida de seus produtos. Isto significa ser legalmente responsável pelo seu destino, após a entrega dos produtos aos clientes e do impacto que estes produzem no meio ambiente. Um segundo aspecto diz respeito ao aumento de consciência ecológica, dos consumidores que esperam que as empresas reduzam os impactos negativos de sua atividade ao meio ambiente. Isto tem gerado ações por parte de algumas empresas que visam comunicar ao público uma imagem institucional, “ecologicamente correta”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com