TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo E As Suas Contradições

Por:   •  16/8/2023  •  Dissertação  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

O capitalismo e as suas contradições

Quando a sociedade começou a delimitar as propriedades como privadas e individual, deixando de partilhar os lucros e escravizando os colaboradores, daí começou umas das contradições mais distintas do capitalismo e que até hoje esse cenário nada mudou. O objetivo principal do capitalismo e gerar acumulação de capital pelos lucros produzidos pelos colaboradores tendo a apropriação dos resultados gerados, ficando nãos mãos de um delimitado grupo que tem a concentração de riquezas. Esse modo de produção entre relações de exploração e a principal contradição exposta no capitalismo, capital versus trabalho aonde se caracteriza pela geração do lucro além do necessário trabalhado, podemos dizer que todos os dias uma quantidade de horas trabalhadas pelos colaboradores não é remunerada pelo capital. A maior contradição está em o trabalho distribuído com um fardo pesado nas costas dos menos favorecidos os colaboradores, e o lucro se concentrar nãos mãos de um grupo menor de burgueses.

Com a alienação proposta pelo capitalismo o colaborador não entende que o salário não é justo ao lucro do produto, e imposto uma carga horário além do necessário e não remunerada, e a base da relação contraditória entre explorado e explorador. Essa desigualdade social e outra contradição do capitalismo onde está espalhada em vários setores da sociedade humana, e não há como vê de outra forma essa relação tão desumana por natureza de que não haverá uma distribuição igualitária do dinheiro de forma justa. O dinheiro precisa acumular e aumentar para continuar existindo, por isso não a caminhos para ser justo na distribuição igualitária.

Outra contradição e a crise econômica, o capitalismo e muito instável, apesar da produção e expansão dos lucros cada vez maiores se contrapõem os períodos de crises, acompanhados de depressões econômicas, redução da produção demostrados por falências, e a pior consequência o desemprego que atinge  a massa mais pobre e que depende de seus empregos para o sustento, gerando uma cadeia aonde se não a consumidores para compra dos bens duráveis a oferta é maior que a demanda, á redução da produção e o aumento o desemprego. O capitalismo a ciclos de recessão econômica que geram incerteza, desemprego, e muitas vezes a casos mais extremos em que podem perder tudo que possuem.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com